Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/11/2006 07:11

Saúde - TPM acomete 70% das mulheres e tem cura

Agência do Rádio

Inchaço, cólicas, aumento do apetite, irritação. Esses são alguns dos mais de 20 sintomas que caracterizam a síndrome que atormenta 70% das mulheres todos os meses: a Tensão Pré-Menstrual. Mais conhecido como TPM, o problema pode durar até 15 dias. Ele tende a se intensificar a partir dos 35 anos até a menopausa, quando acontece uma disfunção hormonal. Parece difícil evitar tanto incômodo, mas, na realidade, hábitos simples e saudáveis podem dar fim ao problema. É o que explica a ginecologista Salete Rios.

"Inicialmente, a gente pede que ela faça exercício, que ela diminua bebidas como café, refrigerante à base de cola, o álcool porque eles aumentam a irritabilidade, a insônia. A gente pede para ela evitar a carne vermelha, a agente pede para evitar o sal porque vai reter líquido, vai aumentar a irritabilidade, vai dar inchaço da mama, vai dar edema do abdome. E ela deve ingerir alimentos ricos em cálcio e em ômega 3."

Uma grave manifestação que atinge 8% das vítimas da TPM é a disforia pré-menstrual. Com ele, a mulher tende a sofrer de crises de irritabilidade, depressão, ansiedade e, se não forem tomadas providências, ela pode até comprometer seus relacionamentos pessoais e profissionais. A ginecologista e técnica da Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Giani Cezimbra, explica como a disforia pode ser tratada.


"A disforia tem vários tratamentos que incluem essas medidas de mudanças de hábitos de vida, mas, normalmente, são necessários medicamentos de uso controlado como ansiolíticos e antidepressivos com supervião médica."

Um forte aliado no combate à TPM é o anticoncepcional, que é recomendado apenas para aquelas que já usam o medicamento com o objetivo de evitar a gravidez. Além disso, algumas terapias alternativas como a acupuntura, a fitoterapia e a homeopatia são eficazes e podem ser encontradas gratuitamente no Sistema Único de Saúde.

De Brasília, Eline Santos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)