Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: Teste do olhinho detecta doenças graves

Agência do Rádio - 11 de novembro de 2009 - 07:05

Fazer o teste do olhinho no recém-nascido ainda na maternidade permite que os pais descubram problemas graves de visão nos filhos. Especialistas recomendam o exame principalmente para bebês prematuros, com peso abaixo de um quilo e meio, medindo menos de trinta e seis centímetros e que tenham recebido oxigênio por tempo prolongado. O exame é bem simples e pode ser feito logo depois do parto, como explica o oftalmologista Vitor Saques.



"Você instila um colírio para dilatar e você examina através de um reflexo vermelho dentro do consultório. A luz quando é incidida dentro do olho, ela tem um reflexo que volta para você, um reflexo avermelhado. Isso significa que o olho é transparente, tem as vias liberadas sem nenhuma opacidade ou qualquer outro problema."

O exame permite o diagnóstico de doenças graves, como a catarata. Vitor Saques lembra que outros problemas de visão podem ser descobertos com o teste do olhinho.



"Doenças de retina e até outras doenças mais sérias como o próprio descolamento de retina, alteração tumoral. Às vezes até o próprio pediatra incidindo uma luz no olho da criança, já com uma certa experiência ele consegue detectar isso."

No Distrito Federal, o teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, é obrigatório nos hospitais públicos e privados desde o ano passado. Outros estados, como o Rio de Janeiro e São Paulo, também fazem o exame obrigatoriamente. O Congresso Nacional discute o projeto que amplia o benefício para todo o País.

Reportagem, Alan Borges

SIGA-NOS NO Google News