Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: Saiba como a vasectomia é feita

Agência do Rádio - 14 de julho de 2006 - 07:46

Em tempos de muita correria, maior parte dedicada ao trabalho e controle dos gastos, os casais buscam o planejamento de quantos filhos podem ter, para evitar transtornos no futuro. A saída encontrada por alguns é o homem fazer a vasectomia, um tipo de procedimento cirúrgico que impede a reprodução, por meio da obstrução do fluxo de espermatozóides. O doutor assistente da Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo Plínio Moreira De Goes explica como a cirurgia é feita.

"É a interrupção ou a ligadura, você amarra esses dois canaizinhos que se chamam ducto deferente. A vasectomia é isso, é você pegar o vaso deferente e amarrar e interro mper a passagem de alguma coisa que esteja dentro dele."

O urologista Sérgio Levy destaca quais os homens que podem se submeter à vasectomia.

"Está indicado no homem acima dos 25 anos, com pelo menos dois filhos vivos, ou naqueles casos onde a gravidez da esposa poderá gerar risco de vida. Geralmente o que a gente vê no consultório é de homens entre 35 e 45 anos, esporadicamente, vêm homens com menor idade."

A vasectomia pode ser revertida por meio de outra cirurgia. No entanto, o urologista Sérgio Levy aconselha que é melhor pensar bem antes de passar pelo procedimento. Em alguns casos, o homem pode não voltar a produzir espermatozóides.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News