Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde registra 7.859 notificações de dengue em MS

Campo Grande News/ Marina Miranda e Aline dos Santos - 24 de janeiro de 2007 - 12:57

A secretária Estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, afirmou esta manhã que já foram notificados 7.859 casos de dengue em Mato Grosso do Sul. O número é 18 vezes maior que o montante registrado em janeiro do ano passado: 429. Em Campo Grande, as notificações chegam a 6.225. A doença, contudo, não está presente em 44 dos 78 municípios do Estado, quadro bem diferente de 2006, quando apenas cinco cidades não registraram a doença. A secretária confirma quatro casos de dengue hemorrágica até o momento: em Campo Grande, Anastácio, Aquidauana e em Laguna Carapã. A vítima desta última cidade morreu semana passada no Hospital Evangélico de Dourados.

Para a secretária, o número de casos pode ser ainda maior por conta da resistência de prefeitos e secretários de saúde do interior em repassar informações. Segundo ela, ao evitar a confirmação ou notificação de casos os prefeitos acabam perdendo a “caravana de agentes estaduais de saúde”, que percorre as cidades do interior intensificando os mutirões locais.
Esses agentes fiscalizam os trabalhos dos agentes municipais, levam bombas com o veneno, vistoriam terrenos e casas. Este grupo já passou por Coxim, Aquidauana e Dourados – cidades com elevado número de notificações.

A sorologia não está sendo realizada em todos os casos, porque, conforme Dobashi, para o paciente o que importa é o hemograma, que constata se as plaquetas estão normais ou não. “Fazer o exame não é necessário para questão de epidemiologia”.
Dobashi reforçou que a dengue atinge o Estado há 21 anos e salientou que não há epidemia de dengue hemorrágica – o que ocorre é aumento do número de casos de dengue de vírus do tipo 3, que deixa o paciente mais vulnerável a forma mais grave da doença. A tipo 3 também tem os sintomas mais marcantes, como mais febre e dor.
A secretaria observa que como é a primeira vez que o tipo 3 circula pelo Estado, seria natural a ocorrência de mais casos de dengue hemorrágica. A última grande epidemia ocorreu em 2002 com 15 mil casos de dengue, dos quais 57 da forma hemorrágica em Campo Grande. Não houve óbito.

SIGA-NOS NO Google News