Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde realiza treinamento sobre tuberculose em MS

Inara Silva / Campo Grande News - 17 de maio de 2006 - 13:37

A tuberculose será alvo de treinamento a ser realizado na próxima semana pela Secretaria de Vigilância em Saúde, em Campo Grande. O evento, que vai de 22 a 25 de maio, no Hotel Jandaia, é uma preparação para o “II Inquérito Nacional de Resistência à Drogas em Tuberculose” e tem a intenção de determinar a prevalência da resistência adquirida pelos pacientes diante do uso de drogas no tratamento da tuberculose.
A coordenadora do Controle de Tuberculose e Hanseníase, Maria Jesus Viana, disse que os pacientes suspeitos serão acompanhados, sem usos de medicamento por 30 dias, e será feito o teste de sensibilidade às drogas. Ela ressaltou a importância do programa, que em Campo Grande, vai atender os hospitais Rosa Pedrossian, São Julião, HU (Hospital Universitário), entre outros.
A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Os sintomas são tosse crônica, febre, suor noturno, dor no tórax, perda de peso lenta e progressiva e falta de apetite. A prevenção usual é a vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin), aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença.

SIGA-NOS NO Google News