Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde quer médicos diferenciados

Agência do Rádio - 05 de novembro de 2007 - 08:13

A formação do futuro profissional de saúde no Brasil está em processo de transformação. As demandas da realidade do País exigem do médico atual um outro perfil: não basta apenas que ele seja capaz de tratar a doença. Ele deve também promover saúde, entender o contexto social em que se produzem as enfermidades e atuar no sentido de transformar essas condições. É o que explica a diretora de Gestão da Educação na Saúde, Ana Estela Haddad.


"O Ministério da Saúde tem que dizer: olha, nós precisamos de um médico que tenha um perfil generalista, que possa atender a saúde de uma maneira integral, que tenha um perfil crítico com relação à realidade, que possa modificar a realidade, que possa intervir no funcionamento do sistema de saúde no sentido de melhorar esse sistema. Que não tenha só uma visão fragmentada, especializada. Cabe ao Ministério da Saúde, que tipo de profissionais nós precisamos para que ele seja resolutivo e atenda bem a nossa população."

A maneira como se ensina saúde no Brasil é determinada por uma comissão que envolve membros do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Esse novo médico que se busca formar faz parte de um projeto ambicioso, que pretende ampliar a compreensão da sociedade brasileira sobre saúde e doença no País.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News