Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde pública de Paranaíba conta com médico infectologista

Jornal Tribuna Livre/Danil Castro - 08 de fevereiro de 2011 - 09:46

Desde maio do ano passado, a saúde pública em Paranaíba conta com um médico infectologista. Márcio César Reino Gaggini é um dos sete especialistas na área em Mato Grosso do Sul, o único da região. Ele, que trabalha na cidade a cada 15 dias, realiza cerca de 300 atendimentos por mês.

O serviço é proporcionado pela Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nas sextas-feiras, no SAE (Serviço de Assistência Especializada). Já aos sábados, os atendimentos ocorrem no Centro de Saúde Paranaíba (Posto Central).

De acordo com Márcio, o infectologista atende todas as doenças relacionadas à infecção (causadas por microorganismos: vírus, bactérias, fungos, parasitas, entre outros). Dentro das doenças, explicou, as principais estão nos quatro grandes grupos: HIV/Aids, Hepatites virais, Hanseníase e Tuberculose. “Existem ainda muitas outras que são da área da infectologia”, contou. Meningite, infecções em qualquer lugar do corpo, doenças parasitárias (como a leishmaniose) e doenças virais (como a dengue e gripe A) são tratadas pelo infectologista.

O infectologista notou que muitos pacientes que eram tratados em outros lugares estão voltando para o tratamento em Paranaíba. “Essas doenças precisam de acompanhamento, diagnóstico e prevenção; com a presença do infectologista pode-se melhorar a qualidade de vida dos pacientes e diminuir a quantidade de casos. Sinto-me útil em Paranaíba e tenho muito carinho pela cidade, que sempre me tratou muito bem”, contou Márcio.

SIGA-NOS NO Google News