Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde promove mutirão para cirurgias ortopédicas em MS

Danielle Coimbra - Agência Brasil - 12 de agosto de 2005 - 07:16

O Projeto Suporte em Ortopedia e Traumatologia, do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into) do Ministério da Saúde, realiza desde terça-feira (9) um mutirão de cirurgias na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande (MS). De acordo com o coordenador de programas institucionais do Into, Eduardo Rinaldi, até ontém foram feitas um total de 60 cirurgias, realizadas em quatro salas cirúrgicas disponibilizadas para a equipe de ortopedistas, residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Into.

Além dos atendimentos, o Ministério da Saúde, o Into e a prefeitura de Campo Grande assinaram também um convênio para a realização de mutirões na área e capacitação de profissionais locais por cinco anos. Com esse convênio, os especialistas vão oferecer capacitação para cerca de 80 profissionais da Santa Casa, do Hospital Regional do estado e do Hospital da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Em cada convênio, o investimento é de R$ 2,3 milhões, com a compra de equipamentos para centros de tratamento intensivo e centros cirúrgicos.

Criado em 2003, o Projeto Suporte beneficia principalmente a população carente da região Norte do país e desde a sua criação já realizou 207 cirurgias em mais de 800 atendimentos no Acre e Rondônia. Os profissionais também reavaliam os pacientes operados em outros mutirões e atendem aos pacientes da lista de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), onde as pessoas não precisam sair de seus estados para serem avaliadas nas regiões Sul, Sudeste ou Centro-Oeste.

O Projeto Suporte já mantêm convênio com os estados de Rondônia e Acre. No dia 19 será firmado outro com Amazonas e, posteriormente, com Maranhão e Roraima.

SIGA-NOS NO Google News