Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/11/2007 13:02

Saúde prepara campanha para erradicar rubéola

Técnicos do Ministério da Saúde, representantes da OPA (Organização Pan-Americana da Saúde) e de sociedades científicas estão reunidos, hoje, em Brasília, para discutir a Campanha de Vacinação para a Eliminação da Rubéola no Brasil. A meta do governo é eliminar o vírus até 2010 com a vacinação de 68 milhões de adultos com idades entre 20 e 39 anos, a partir de agosto de 2008. Essa meta consta de acordo firmado entre o Brasil e a Opas.

Em Mato Grosso do Sul, de janeiro até outubro, foram registrados apenas 16 casos da doença. Mesmo assim o Estado integrará a força-tarefa que pretende erradicar o vírus. Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde deve ir na semana que vem a Brasília tratar do assunto.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Luiza de Marilac Meireles, explica que a campanha é necessária porque se pretende extinguir o vírus da rubéola das Américas até 2010. "Não basta haver apenas a vacinação de rotina, temos que chamar a população em massa”, disse .

Segundo ela, neste ano houve um surto da doença no Brasil, com 5.173 casos, contra 783 em 2006. Além disso, os mais afetados foram os homens que correspondem 69% das vítimas da doença. Por isso, a campanha não será voltada apenas para as mulheres em idade fértil. “No passado, com o objetivo de eliminar a síndrome da rubéola congênita, que acomete a criança no útero na mãe, a prioridade era vacinar as mulheres em idade fértil. No momento, o objetivo não é só eliminar a síndrome da rubéola congênita, mas [imunizar] também todas as pessoas de todas as idades, inclusive os homens”.

A síndrome da rubéola congênita pode ocasionar mau formação do feto e causa cegueira, surdez e problemas cardíacos. A coordenadora afirma que o maior desafio para eliminar a rubéola no Brasil é a falta de informação da população masculina. “Um dos grandes desafios é vacinar a população adulta masculina, que não tem a prática de freqüentar os serviços de saúde, que não tem sido chamada para se vacinar como as crianças. Estamos fazendo um trabalho de educação em saúde para convencimento da população, inclusive os homens".

A pediatra Helena Keico Sato fala sobre os sintomas da doença. “As crianças com rubéola apresentam manchas vermelhas pelo corpo, febre baixa e ínguas. Já os adultos, têm vermelhos no corpo, febres mais altas, dor no corpo e de cabeça. É um quadro que chama mais atenção”. A vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de vacinação e é aplicada em crianças de um ano juntamente com as vacinas contra sarampo e a caxumba e deve ser reaplicada nas crianças com 4 ou 6 anos de idade.


Midiamax

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)