Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde - Piercing pode causar câncer e transmitir Aids

Agência do Rádio - 26 de outubro de 2006 - 07:00

Infecção, inchaço, salivação excessiva, traumas dentários e câncer. Tudo isso pode ser causado por um simples objeto de aço. Na língua, nas bochechas ou abaixo do lábio inferior, o piercing pode trazer sérios riscos à saúde bucal se for colocado fora das normas de vigilância sanitária ou de esterilização. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, a falta de cuidados pode favorecer, inclusive, a transmissão cruzada de hepatite e da aids. O cirurgião-dentista Alexandre Mendes revela outros problemas que o piercing pode causar ao usuário.

"A princípio, ela pode fazer com que haja uma diferenciação celular que pode modificar, causando uma célula tumoral. Ela pode fazer com que haja uma seleção de bactérias de modo que, po de causar uma doença periodontal, pode causar uma retração gengival, pode fazer com que haja uma seleção bacteriana que pode futuramente prejudicar o indivíduo de um modo sistêmico: uma bactéria dessas ir para o coração e causar até uma endocardite bacteriana."

Para quem não abre mão do piercing, o especialista explica que alguns dentistas já fazem a perfuração. Segundo Mendes, eles são mais aconselháveis porque podem evitar que regiões vascularizadas ou nervosas sejam atingidas.

De Brasília, Eline Santos



SIGA-NOS NO Google News