Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: pesquisa para definir prioridades termina quinta

Agência Saúde - 03 de maio de 2004 - 11:09

Termina na próxima quinta-feira (6), o prazo para que os interessados em contribuir com a consulta pública da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde enviem suas contribuições ao site do Ministério da Saúde. A Agenda é uma estratégia que visa a aumentar a capacidade de indução de pesquisa voltada para a melhoria das condições de saúde da população. Para participar, basta acessar o endereço da consulta pública, () e clicar em Decit-SCTIE.

A consulta pública pretende obter contribuições da população brasileira e, principalmente, dos usuários dos serviços de saúde e de trabalhadores do setor, para o aprimoramento e ampliação de prioridades.

As contribuições apontadas constarão no relatório final da Agenda de Prioridades de Pesquisa em Saúde, a ser apreciado na 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, que acontecerá no segundo semestre deste ano. “Assim, a opinião de todos os segmentos sociais será considerada”, explica o diretor do Decit, Reinaldo Guimarães.

“Na metodologia de construção da Agenda, definiram-se, primeiro, sub-agendas de prioridades, que consideraram diversos campos do saber. Depois, para cada sub-agenda, identificaram-se, em seminário realizado em 2003, temas prioritários de pesquisa”, explica Guimarães.

Prioridade - O Ministério da Saúde defende atenção especial à pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Apenas para financiar pesquisas diversificadas na área de saúde, o Governo Federal disponibilizará, este ano, cerca de R$ 67 milhões do Orçamento Geral da União. Os números foram divulgados pelo ministro Humberto Costa.

Ele explica que as pesquisas incluem desde setores de alta tecnologia, como células-tronco para transplante e outros tratamentos, até estudos aplicados à gestão, como controle de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhoria da qualidade no atendimento.

O Ministério da Saúde pretende atuar em sintonia com a pasta da Ciência e Tecnologia, mas quer concentrar a coordenação das ações ligadas ao avanço tecnológico do setor.


SIGA-NOS NO Google News