Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde orienta municípios para combater a dengue

noticias.ms.gov.br - 25 de janeiro de 2007 - 16:08

Uma equipe de técnicos da Coordenadoria de Vetores da SES (Secretaria Estadual de Saúde) esteve ontem (quarta-feira) em Laguna Caarapã, a 295 quilômetros de Campo Grande, onde, durante reunião com representantes envolvidos com a saúde local, foram estabelecidas várias medidas a serem adotadas contra a dengue, levando em consideração a morte, no dia 17 deste mês, de um morador do município em decorrência de dengue hemorrágica.

De acordo com o coordenador estadual de Vetores, Aldecir Dutra Araújo, existem dez casos notificados da doença em Laguna Caarapã, sendo dois confirmados de dengue do tipo 3 e um de dengue hemorrágica.

Ele explica que, levando em conta esses números e visando o combate à larva e ao mosquito, hoje e amanhã está sendo feito um mutirão de limpeza na cidade. “Os agentes de saúde estão passando de casa em casa para orientar os moradores a retirarem de seus quintais todo material que possa acumular água e servir de depósito para a colocação de ovos do mosquito”, diz o coordenador.

No sábado e no domingo, caminhões passarão pela cidade para coletar o material retirado das casas. Na segunda-feira à tarde, os agentes de saúde voltam às residências para a aplicação de larvicida nos recipientes que não puderam ser retirados e que podem acumular água.

“Também estão sendo feitos sete ciclos de borrifação (fumacê) em cem por cento da cidade, e, nos quarteirões onde moram as pessoas que estão entre os casos notificados, a borrifação está sendo feita com o uso de máquina costal de casa em casa” acrescenta Araújo.

Ele informa, ainda, que nesta quinta-feira à tarde está sendo enviada para Selvíria, a 402 quilômetros da Capital, uma viatura com máquina de borrifação, também devido ao aumento de casos notificados de dengue no município.



Kadijah Suleiman

SIGA-NOS NO Google News