Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde orienta famílias sobre prevenção contra a dengue

Notícias MS/Aline Lira - 19 de janeiro de 2012 - 09:12

Chuva, sol, férias e imóveis fechados pode ser a combinação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Preocupada com isso a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta a população, em especial as famílias que sairão de viagem, a tomar medidas eficazes para evitar o acúmulo de água em recipientes abertos, criadouro em potencial para o pernilongo transmissor da doença.

“Janeiro é um mês de grande umidade. Chove e vem o sol forte, e tudo isso é ideal para o mosquito da dengue, daí a importância das pessoas não descuidarem de suas residências, evitando o acúmulo de água em recipientes abertos”, explica a diretora de Gerência de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski.

Pratinhos de vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’ águas destampadas e piscinas são alguns dos inúmeros locais que podem se tornar “berçário” para o pernilongo. A orientação dada pela SES às famílias antes de viajar é que façam uma revisão nas casas e quintais, eliminando qualquer tipo de ambiente que possa contribuir com a doença. As piscinas, por exemplo, devem ser tampadas com algum tipo de cobertura que evite o acúmulo de água.

“Uma alternativa interessante para as famílias é entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município onde mora antes de viajar, solicitando uma vistoria na residência”, informa a diretora de Gerência de Vigilância em Saúde.

Em Campo Grande, os interessados na visita domiciliar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) pelo telefone (67) 3314 3000. Vale lembrar que as vistorias nos imóveis podem ser feitas desde que agendada com antecedência. Confira aqui as medidas para combater a dengue.

Ações Públicas

De acordo com o Ministério da Saúde, graças às ações de combate a dengue e a conscientização das pessoas houve uma redução considerável de casos registrados em todo o País. Das cinco regiões, a Centro-Oeste foi a que apresentou maior redução, 77%. Foram 211.695 casos em 2010, contra 48.524 no ano passado.

Em Mato Grosso do Sul foram notificados 15.021 casos, sendo confirmado o óbito de quatro pessoas. Para que a doença seja cada vez mais controlada a SES intensifica os trabalhos nesse período de janeiro com capacitações de profissionais que dão os primeiros socorros aos pacientes com suspeitas da doença.

A capacitação de assistência como é chamada pela SES é um dos trabalhos que vem sendo executados. A primeira foi realizada na Capital no 11 de janeiro, no prédio da Secretaria.

O curso, com 15 minutos de duração, consiste em oferecer aos médicos e enfermeiros as medidas de diagnósticos rápidas de dengue que devem ser feitas nos pacientes com suspeita da doença. A ideia é que cada pessoa receba o tratamento adequado conforme o seu estado de saúde e o tipo de dengue apresentada, sorotipo I e II. O I é o mais comum, já o II, também conhecido como hemorrágica, é o mais grave.

Dourados, Três Lagoas e Corumbá serão os próximos municípios a receberem as capacitações de assistência. Os participantes do curso terão a missão de capacitar outros profissionais, atuantes nos postos de saúde.

Além disso, a SES também encaminha para os municípios do Estado os produtos de combate ao mosquito: inseticidas, bombas costais e o material de proteção individual (EPI) - roupas e máscaras usadas no trabalho de pulverização.



SIGA-NOS NO Google News