Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: O que é a Síndrome de Tourette

Agência do Rádio - 21 de junho de 2006 - 08:39

Repetir palavras fora do contexto, piscar com freqüência, e fungar e pular, várias vezes, são sintomas da Síndrome de Tourrete. A doença gera estigma social e suas causas ainda não foram descobertas. Mas sabe-se que o problema tem origem em anomalias metabólicas do neurotransmissor cerebral, chamado dopamina. A periodicidade dos tiques varia e os portadores têm a sensação de que precisam cumprir tarefas de forma repetitiva e ritualizada. O psiquiatra e pesquisador da Faculdade de Medicina, da Universidade de Brasília, Raphael Boechat diz que os tiques se acentuam quando as pessoas estão sendo observadas.

"É uma doença neurológica e ela tem alguns componentes físicos mesmo, tanto que responde bem a um tratamento. Então é uma doença, tem uma alteração química no cérebro e especialmente de uma substância que chama dopamina e a partir do momento que você consegue equilibrar o funcionamento dessa substância os sintomas desaparecem. Normalmente aparece mais em adultos. Quanto mais ansiosa, em um ambiente que ela esteja sendo muito observada, que ela seja vítima de olhares de outras pessoas, de juízo de outras pessoas, os tiques tendem a se exacerbarem."

Ao notar os sintomas da doença, a pessoa deve procurar ajuda médica. O tratamento é feito à base de medicação ou por meio de aplicações instantâneas que paralisam os transtornos temporariamente.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News