Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/10/2004 14:13

Saúde lança Sistema Nacional de Vigilância Alimentar

Comunicação/Ministério da Saúde

O Ministro da Saúde, Humberto Costa, lança nesta sexta-feira (15), às 15 horas, em Duque de Caxias (RJ), o Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que será implantado na rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação (16/10), e vai contar com a participação do presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Francisco Menezes e do bispo Dom Mauro Morelli, membro do Consea.

O Sisvan vai permitir o monitoramento do estado nutricional da população brasileira, no âmbito da atenção básica de saúde, por meio de rotinas e técnicas padronizadas para tomada de peso e medição de estatura dos usuários dos SUS, o que permitirá geração contínua de informações. Os dados poderão ser consolidados nas unidades de saúde e nos municípios e enviados para os Estados e para o Governo Federal. Essas informações serão utilizadas para diagnosticar a situação nutricional e identificar regiões e grupos em situação de insegurança alimentar e nutricional, permitindo o direcionamento de ações nos âmbitos local, estadual e federal.

O Sistema atende aos anseios dos profissionais de saúde e da comunidade científica, além dos gestores de políticas de saúde, já que até hoje não existia uma proposta nacional que possibilitasse a realização de um diagnóstico nacional com dados sistematizados e uniformes, proposta preconizada pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a vigilância nutricional vem sendo feita principalmente pelos profissionais da atenção básica - equipes de saúde da família e das unidades básicas de saúde - e por algumas iniciativas estaduais e municipais. A expectativa é de que, até o final de 2006, 60% dos municípios brasileiros estejam com o sistema implementado e em pleno funcionamento.

Política
O monitoramento da situação alimentar e nutricional é uma das diretrizes estratégicas da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que integra a Política Nacional de Saúde. O PNAN é o instrumento legal pelo qual o Ministério da Saúde (MS) estrutura e implementa as suas ações nas áreas de alimentação e nutrição, no âmbito da atenção básica à saúde e nos demais níveis de atribuição governamental.

O Sisvan auxiliará nas ações das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e dos Agentes Comunitários (PACS), além de servir como instrumento de avaliação para gestores do SUS e formuladores de políticas públicas, sendo um instrumento imprescindível à política de segurança alimentar e nutricional nas três esferas de gestão governamental. É também o instrumento que será utilizado para acompanhar o estado nutricional da população beneficiária do Programa Bolsa Família, em especial crianças menores de sete anos, gestantes e nutrizes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)