Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde lança programa para reduzir câncer de mama

Angélica Gramático / ABr - 02 de abril de 2004 - 16:09

O ministro da Saúde, Humberto Costa, lançou no Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio, o Consenso Brasileiro de Mama, que tem entre seus objetivos detectar precocemente o câncer de mama. A doença é hoje a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. De acordo com o Inca, em 2003 foram registradas 9.335 mortes pela doença e 41.610 novos casos foram detectados.

O Consenso é um conjunto de regras e normas criadas por 70 especialistas de todo o país, que vai nortear a política nacional para o controle da doença.

Entre as novidades, está a não estimulação ao auto-exame, anteriormente preconizado como principal arma de prevenção. O ministro Humberto Costa explicou que "o auto-exame é indicado, mas como uma solução individual ele é ineficaz. É importante que a mulher possa fazer o seu auto-exame, mas uma vez por ano ela deve ser examinada por um profissional de saúde. Essas ações conjuntas realmente permitem que a gente previna mais e detecte mais precocemente este tipo de câncer”.

Com essa nova estratégia, o Ministério pretende reduzir em pelo menos 20% a taxa de mortalidade provocada pelo câncer de mama e ao mesmo tempo incrementar a cirurgia plástica restauradora de mama.

O ministro da Saúde também anunciou que a partir do próximo mês serão realizadas reuniões regionais para identificar aparelhos de exame de mamografia danificados e profissionais capacitados a operá-los. Segundo Humberto Costa, estes aparelhos estão mal distribuídos e boa parte atende somente parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso seja necessário comprar novos aparelhos, o ministro garantiu que isso não será problema porque o ministério tem recursos.

SIGA-NOS NO Google News