Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde investiga oito novos casos de suspeita de dengue tipo 4 em Roraima

Carolina Pimentel, Agência Brasil - 19 de agosto de 2010 - 07:46

Brasília - O Ministério da Saúde investiga mais oito casos suspeitos do vírus tipo 4 da dengue em Roraima. Até o momento, foram confirmados três casos – todos notificados na capital Boa Vista.



No dia 11 de agosto, 30 amostras de sangue foram analisadas depois de uma triagem nos serviços de saúde. Desse total, foram identificados mais oito casos suspeitos, sendo seis na capital do estado e dois nos municípios de Cantá e Normandia. Um caso suspeito – registrado em uma primeira fase – permanece sob análise laboratorial.



A Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério informou que os sete casos registrados em Boa Vista foram em moradores da capital. Agora, o órgão avalia onde os moradores de municípios do interior contraíram a doença. “A investigação epidemiológica realizada nesses dois municípios vai definir o provável local de infecção, se procedentes de Boa Vista ou de outro município de Roraima. Em todas as amostras será realizada cultura em células para isolamento viral”, diz a nota técnica da secretaria.



O sorotipo viral 4 da doença voltou a entrar no Brasil depois de 28 anos, segundo o ministério. Por não circular no país durante esse período, a maior parte dos brasileiros não tem imunidade contra esse tipo do vírus. O vírus tipo 4 circula em dez países do Continente Americano, entre eles a Venezuela, que faz fronteira com Roraima e por onde ingressou no Brasil.



Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia e vômito. No entanto, o paciente que já teve um dos outros tipos de dengue e contrair o vírus 4 pode desenvolver a forma mais grave da doença, como a chamada dengue hemorrágica.



Em 2010, foram registrados 8.342 casos de dengue em Roraima, um aumento de 44,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.



Edição: João Carlos Rodrigues

SIGA-NOS NO Google News