Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: intolerância à lactose: cuidados com a alimentação

Fonte: Hospital Albert Einstein

Redação - 06 de outubro de 2020 - 11:00

Saúde: intolerância à lactose: cuidados com a alimentação

Esses sintomas frequentemente interpretados como um simples mal-estar podem significar que você possui intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.

Essa intolerância é resultado da falta da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem a finalidade de decompor o açúcar do leite (lactose) em carboidratos (glicose e galactose), para a sua adequada absorção.

Com a deficiência ou ausência dessa enzima a digestão da lactose não acontece de forma adequada e ela chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo acido láctico e gases, aumentando também a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.

Importante ressaltar que a intolerância a lactose é muito diferente da alergia a proteína do leite de vaca.

Alergia alimentar é uma resposta do sistema imunológico a algum componente presente no alimento. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico.

Ao perceber os sintomas (dor abdominal, náusea, gases, diarreia e cólicas) após ingerir laticínios, a pessoa deve procurar um gastroenterologista. Apesar dessa intolerância não causar risco de vida, a sensação é de muito desconforto.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito de três maneiras:

· Teste de intolerância à lactose: o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e depois de algumas horas são colhidas amostras de sangue que indicam os níveis de glicose, que permanecem inalterados nos portadores da intolerância..

· Teste de hidrogênio na respiração: o paciente ingere uma bebida com alta quantidade de lactose e o médico analisa o hálito da pessoa em intervalos que variam de 15 a 30 minutos por meio da expiração. Se o nível de hidrogênio aumentar significa um processamento incorreto da lactose no organismo.

· Teste de acidez nas fezes: o exame de fezes é realizado normalmente. Se a pessoa ingeriu alimentos com lactose e ela não for bem digerida há a produção de ácidos que podem ser detectados nas fezes.

Prevenção dos sintomas e tratamento​

Uma vez diagnosticada a intolerância, pode-se prevenir novos sintomas excluindo leite e derivados, além de produtos ou alimentos preparados com leite de vaca. O leite de vegetais como aveia, soja e arroz (extrato) não contém lactose. Outra forma de evitar os sintomas é utilizar os suplementos da enzima lactase, disponíveis sob a forma de pastilhas mastigáveis, em pó, comprimidos ou cápsulas. A dose administrada vai depender da quantidade de lactose a ser ingerida e da capacidade do seu organismo em produzir mais ou menos lactose.

Fonte
Thaís Eliana Carvalho Lima, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein
Publicado em: 29/02/2008 - "Somos o Hospital Israelita Albert Einstein e cuidar de você é a nossa certeza."

SIGA-NOS NO Google News