Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde faz campanha para reduzir casos de sífilis

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 18 de março de 2005 - 14:17

O Ministério da Saúde está intensificando as ações de conscientização para reduzir o número de casos de sífilis. Dados do ministério apontam que 1 milhão de brasileiros são vítimas da doença anualmente.
Segundo o assessor técnico do Programa Nacional de DST/AIDS, Eduardo Campos, a sífilis é a doença que mais preocupa os médicos depois da aids, principalmente por causa da transmissão que pode ocorrer de mãe para filho.
A sífilis pode ser transmitida através de relações sexuais, de transfusão de sangue ou transplante de órgãos contaminados.
O diagnóstico de sífilis é feito através de um exame de sangue e, se a doença não for tratada, pode levar o paciente à loucura ou à morte. "Há a possibilidade de complicações graves no sistema nervoso central, no sistema neurológico e cardiovascular, além do problema da geração de infecções congênitas em mulheres jovens infectadas numa possível gravidez", explica o assessor.
Ainda de acordo com ele, a população deve ficar atenta aos sintomas da sífilis, que sempre se iniciam com uma ferida no órgão genital, para que possa tratar a doença no estágio inicial. Com informações da Agência Brasil.

SIGA-NOS NO Google News