Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde estuda trocar pela 4ª vez larvicida contra dengue

Campo Grande News/ Edivaldo Bitencourt - 18 de fevereiro de 2010 - 14:56

Cinco meses depois, a Secretaria Estadual de Saúde estuda, de novo, trocar o veneno usado contra o mosquito transmissor da dengue em Campo Grande. O produto havia sido substituído em setembro do ano passado.

O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Eugênio Barros, admitiu que o órgão está analisando a substituição do larvicida. No ano passado, o Centro de Controle de Zooneses adotou o biolarvicida Difubenzuron, que foi anunciado como a nova arma para combater a doença.

Três meses depois, em dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde já admitiu nova epidemia de dengue, três anos após a doença ter atingido 45 mil pessoas e causado duas mortes.

De acordo com Barros, técnicos do CCZ constaram, empiricamente, que o produto é menos eficaz. Eles realizaram testes e confirmaram que o biolarvicida mata 50% menos Aedes aegypti, o transmissor da dengue. No entanto, a substituição e a ineficácia não foi avalizada pelo Ministério da Saúde, que depende de pesquisa e analise cientifica para confirmar as suspeitas dos técnicos municipais.

Enquanto a eficácia do veneno é questionada, a dengue já causou 12,5 mil vítimas na Capital. A Secretaria Estadual de Saúde investiga três óbitos.

SIGA-NOS NO Google News