Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde da Família planeja combate a câncer de pênis

07 de agosto de 2008 - 16:49

O diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Adson França, informou hoje, em audiência pública que discutiu políticas públicas para a saúde do homem, que o órgão está preparando os agentes de saúde do Programa de Saúde da Família para combater o câncer de pênis, que tem no Brasil a maior incidência do mundo. Segundo França, um aspecto cultural atrapalha esse combate: os homens não costumam procurar o médico antes de ficar doentes.

Apesar de o câncer de próstata ser uma doença mais comum entre os homens, atingindo 50 mil brasileiros a cada ano, parlamentares e médicos que participaram da reunião na Comissão de Seguridade Social e Família estão preocupados com a alta incidência de câncer de pênis entre os brasileiros. No Brasil, esses casos correspondem a 2% dos cânceres registrados. Todos os anos, quase mil homens precisam amputar o pênis por causa da doença. Muitos precisam amputar também as pernas, e há casos de mortes.

Higiene
O presidente da Frente Parlamentar da Saúde, o médico e deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), ressaltou que a higiene é o principal fator para evitar a doença. "A prevenção é uma questão de rotina e deve começar com a criança. Higiene, cirurgia de fimose e educação - cuidados básicos que evitam praticamente 100% [dos casos de câncer de pênis]."

Por esse motivo, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, José Carlos de Almeida, afirmou que o câncer de pênis é uma doença completamente evitável, que não deveria existir.







Agência Câmara

SIGA-NOS NO Google News