Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: Crescimento da mama masculina; o que provoca?

Agência do Rádio - 20 de março de 2009 - 09:54

Incômodo, constrangimento, preconceito. Esses são alguns dos inconvenientes causados pelo crescimento de mamas nos homens. O problema é conhecido como ginecomastia e, geralmente, aparece por causa de alterações hormonais. De acordo com o cirurgião plástico Wandler de Pádua, os adolescentes são os mais atingidos.

"Na adolescência, durante essa fase hormonal do adolescente, pode ser que leve ao desenvolvimento da glândula mamária devido a ações hormonais. Outra causa também muito comum é um fenômeno chamado aromatização para quem faz uso de esteróides anabolizantes, que também, dependendo da quantidade que se usa, leva ao desenvolvimento da glândula mamária masculina, inclusive com um pouco de dor."

O cirurgião plástico lembra que muitos homens com ginecomastia têm a autoestima abalada, por isso não tiram a blusa e têm dificuldade de aceitar o próprio corpo. Mas, segundo ele, um procedimento cirúrgico simples pode resolver para sempre o problema. É importante, porém, que o paciente procure primeiro um endocrinologista para fazer os exames clínicos e só então vá a um especialista habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News