Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/11/2009 16:00

Saúde: Corticóide é benéfico em infecção generalizada

Agência Notisa

Estudo multicêntrico aponta mais resultados positivos do que negativos em relação ao uso do medicamento em adultos graves com infecção generalizada



Pesquisadores de vários centros da Europa e da América do Norte afirmam em trabalho que é benéfico de fato o uso de corticóides no tratamento da sepse grave – infecção generalizada – e do choque devido a esta afecção –choque séptico.



Segundo artigo publicado na JAMA este ano, o grupo chegou a esta conclusão após avaliar pesquisas sobre o assunto publicadas até março de 2009 nas bases de dados CENTRAL, MEDLINE, EMBASE e LILACS. Os autores informam que também contataram os autores dos estudos e acessaram os anais dos principais encontros realizados sobre o assunto.



De acordo com o texto, o fato de os benefícios dos corticóides na sepse grave serem considerados ainda controversos foi a mola propulsora do estudo, que procurou identificar os benefícios e os riscos com o tratamento bem como influências da dose e do tempo de utilização do medicamento.



Os resultados apontam que a ”corticoterapia tem sido utilizada em doses variadas para sepse e síndromes relacionadas por mais de 50 anos, sem benefício claro sobre a mortalidade”, dizem os autores. Mas, de qualquer forma, salientam “desde 1998, estudos têm utilizado, de maneira consistente, terapia prolongada com baixas doses de corticosteróide, e a análise deste subgrupo sugere um efeito benéfico da droga na mortalidade em curto prazo”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)