Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: Corticóide é benéfico em infecção generalizada

Agência Notisa - 05 de novembro de 2009 - 16:00

Estudo multicêntrico aponta mais resultados positivos do que negativos em relação ao uso do medicamento em adultos graves com infecção generalizada



Pesquisadores de vários centros da Europa e da América do Norte afirmam em trabalho que é benéfico de fato o uso de corticóides no tratamento da sepse grave – infecção generalizada – e do choque devido a esta afecção –choque séptico.



Segundo artigo publicado na JAMA este ano, o grupo chegou a esta conclusão após avaliar pesquisas sobre o assunto publicadas até março de 2009 nas bases de dados CENTRAL, MEDLINE, EMBASE e LILACS. Os autores informam que também contataram os autores dos estudos e acessaram os anais dos principais encontros realizados sobre o assunto.



De acordo com o texto, o fato de os benefícios dos corticóides na sepse grave serem considerados ainda controversos foi a mola propulsora do estudo, que procurou identificar os benefícios e os riscos com o tratamento bem como influências da dose e do tempo de utilização do medicamento.



Os resultados apontam que a ”corticoterapia tem sido utilizada em doses variadas para sepse e síndromes relacionadas por mais de 50 anos, sem benefício claro sobre a mortalidade”, dizem os autores. Mas, de qualquer forma, salientam “desde 1998, estudos têm utilizado, de maneira consistente, terapia prolongada com baixas doses de corticosteróide, e a análise deste subgrupo sugere um efeito benéfico da droga na mortalidade em curto prazo”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News