Cassilândia, Terça-feira, 13 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

24/07/2018 10:40

Saúde confirma mais 2 casos de leishmaniose humana em cidade do Bolsão

Campo Grande News

 

O Departamento de Vigilância em Saúde de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– confirmou nesta segunda-feira (23) a existência de mais dois casos de leishmaniose humana no município. Um jovem de 16 anos, morador do bairro Alvorada, e um homem de 43 anos do Alto da Boa Vista, tiveram exames apontando positivo para a doença. Eles se encontram em tratamento e, conforme a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) estão fora de perigo.

 “Já colocamos as armadilhas para o flebótomo, mosquito transmissor, nos arredores em que o rapaz de 16 anos mora e agora colocaremos onde o homem de 43 anos habitou para sabermos qual dos dois bairros é o local provável de infecção, já que ele mudou duas vezes recentemente, mas fecharemos o relatório apenas com uma localidade”, disse a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, Georgia Medeiros de Castro.

As armadilhas serão colocadas por três dias consecutivos, sendo montadas à noite e retiradas pela manhã, a fim de localizar mosquitos nas áreas onde vivem os pacientes.

Até agora, Três Lagoas confirmou três casos de leishmaniose humana, com um óbito –em um caso identificado em abril, tratando-se de um homem de 53 anos morador do Santa Julia, que teve comorbidades diagnosticadas junto com a doença. “Não há necessidade de alarde da população, mas sim reforço do manejo ambiental (limpeza e manutenção de quintais) nas residências e prevenção”, afirmou Georgia.

Resposta – Segundo a coordenadora, após a confirmação de casos de leishmaniose humana, tem início o trabalho de contenção. Primeiro, pela Vigilância Epidemiológica, com a investigação do paciente e do local de infecção. “Terminando a investigação ela fecha com o bairro ou bairros possíveis de fonte de infecção”, disse Geórgia.

Além da montagem de armadilhas, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) é acionado para coletar cães e realizar exames sobre infecção, enquanto o setor de Endemias realiza o manejo ambiental e dá início às borrifações. Só na sexta-feira (20), 46 amostras de sangue foram coletadas em animais nas redondezas dos locais onde possivelmente houve as infecções.

“Se os cães forem diagnosticados com leishmaniose, os donos são orientados a procurar um tratamento eficaz com um veterinário de confiança e, claro, com a responsabilidade de realizar o tratamento. Caso o dono opte pela eutanásia o mesmo deve levar o animal até o CCZ para os devidos procedimentos”, explicou o médico veterinário Hugo Nogueira Faria, coordenador do centro de zoonoses.

A diretora de Vigilância pede que quintais e imóveis sejam mantidos livres de entulho, matéria orgânica e folhas, para evitar a proliferação do flebótomo –que transmite a leishmaniose. Da mesma forma, prega-se a posse responsável dos cães, com uso de coleira repelente ou citronela para evitar contaminação do animal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 13 de Novembro de 2018
17:57
Cassilândia/Paranaiba/Chapadão
09:00
Santo do dia
Segunda, 12 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)