Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde confirma 1ª morte por gripe suína e apura mais 6

Edivaldo Bitencourt, Campo Grande News - 18 de agosto de 2009 - 16:01

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte por gripe suína em Mato Grosso do Sul. Outros seis casos estão sendo investigados, sendo quatro em Campo Grande, um em Ponta Porã e um em Amambai.

A primeira morte confirmada no Estado é de uma mulher de 24 anos de Três Lagoas, que apresentou os primeiros sintomas no dia 20 de julho deste ano. A notificação aconteceu no dia 24 passado e o óbito no dia 3 deste mês.

Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde, foram realizados dois exames pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A mulher permaneceu internada no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, a 339 quilômetros de Campo Grande.

Em relação à confirmação da primeira morte no estado, o diretor de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros, afirmou que não se esperou a morte para tomar providências de assistência necessária.

Mais casos - Até o momento, dois óbitos suspeitos pela gripe já foram descartados (um de Campo Grande e outro de Caarapó). No caso de Amambai, segundo Barros, só será confirmado por vínculo epidemiológico porque não foi coletada amostra e nem realizada necropsia.

Houve outros óbitos de idosos em alguns municípios do estado que, entre as hipóteses, considerou-se a suspeita da H1N1 2009. Contudo, foram confirmados outros diagnósticos, principalmente, de pneumonia, segundo a Secretaria de Saúde, sem qualquer vínculo com gripes, seja a sazonal ou do H1N1.

“A busca por dados reais é parte das atividades dos profissionais de saúde; esta é uma questão ética constante. Portanto, não existe a menor possibilidade de que os dados não sejam apresentados conforme ocorrem”, afirmou, sobre a não divulgação das mortes antes desta semana.

SIGA-NOS NO Google News