Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde: como se bronzear de maneira saudável neste verão

21 de dezembro de 2006 - 05:25

A estação mais quente do ano chegou. Durante o verão, o filtro solar é item indispensável. Cada vez mais moderno, hoje, o Fator de Proteção Solar, FPS, varia de 2 a 60. Esse número indica o tempo que a pele demora para ficar vermelha quando é exposta sem proteção. Quanto maior o FPS, menores vão ser os prejuízos. De acordo com os especialistas, o mínimo para uma proteção adequada é o fator 15, inclusive para pessoas de pele negra. Elas, apesar de terem maior quantidade de melanina, que é uma proteção natural, podem queimar. Para as peles mais claras, o valor é relativo, como explica a dermatologista Taciana Sugai.

"Essa proteção varia com a pele de cada um. Isso vai depender da cor da pessoa, da idade dela, de uma série de fatores, principalmente a cor. P essoas mais claras devem dar preferência para um protetor com FPS no mínimo 30."

LOC/REPÓRTER: O uso de bronzeadores não é recomendado quando a pele ainda não se acostumou ao sol. Atualmente, é possível encontrar alguns desses produtos com FPS 4, 6 e 8. No entanto, eles não são recomendados para um bronzeado saudável. A dermatologista ensina que a melhor maneira de conseguir uma cor sem prejudicar a pele é ir com calma.


"O que pode acontecer quando a pessoa quer pegar um bronzeamento, ela pode, inicialmente, com a pele mais pálida, usar nos primeiros dias um fator de proteção adequado ao seu tipo de pele e, quando a pele estiver um pouco mais acostumada pelo sol, um pouco mais bronzeadinha, ela pode diminuir esse fator de proteção e até, no final, usar um bronzeador."

Para aproveitar o verão com tranqüilidade, a rotina de aplicação do filtro é fundamental. O primeiro passo é espalhar uma quantidade generosa pelo corpo 30 minutos antes da exposição ao sol. Pés e couro cabeludo não devem ser esquecidos. Ao chegar na praia ou na piscina, a proteção deve ser repetida a cada duas horas ou depois de sair da água.

De Brasília, Eline Santos




SIGA-NOS NO Google News