Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde - Coçar os olhos pode agravar deformação na córnea

Agência do Rádio - 16 de outubro de 2006 - 06:22

Coçar os olhos é um hábito para muitas pessoas. Mas o que pouca gente sabe é que fazer isso repetidas vezes pode ser sinal de distúrbios e levar a um comprometimento da visão. Principalmente, quando a pessoa é portadora de uma doença chamada ceratocone, o hábito pode agravar o problema, colocando em risco boa parte da visão. A ceratocone é uma deformação na córnea e normalmente conduz à baixa visão, geralmente com alto grau de astigmatismo. Ela é detectada na adolescência e em exames de rotina. O oftalmologista Daniel Lee alerta que, mesmo que a pessoa não seja portadora da doença, não é recomendável coçar os olhos em nenhuma situação. Ele ainda explica o que fazer quando o incômodo é constante.


"Essa pessoa tem que procurar um médico para saber qual o motivo dessa coceira, que a gente chama de prurido, e tratar a causa disso. Enquanto ela espera a consulta, a pessoa pode usar compressas com água gelada para alívio dos sintomas."

O tratamento da ceratocone começa com o uso de óculos normais. Com a evolução da doença, é recomendado o uso de lentes de contato rígidas, que vão regularizar a superfície da córnea. Se a doença evoluir e a visão permanecer ruim, o médico pode optar por cirurgias ou até pelo transplante de córnea.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News