Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde apura 1º caso de microcefalia em MS, mas evita associar a zika vírus

Campo Grande News - 21 de novembro de 2015 - 12:30

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, apura a ocorrência de um caso suspeito de microcefalia, que teria sido diagnosticado em uma clínica particular da cidade.

Uma viagem que a mãe do bebê fez a Rondônia, no Norte do país, durante a gestação, fez surgir boatos de associação da microcefalia ao zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya.

No Nordeste, o Ministério da Saúde registrou 399 casos de recém-nascidos com a má-formação do cérebro e existe suspeita de que o zika vírus está associado à epidemia. Médicos nordestinos estão recomendando que as mulheres evitem a gravidez.

“Por enquanto existe apenas o boato de que o caso de microcefalia pode estar associado ao zika vírus, mas não existe nenhum indício de que tenha ocorrido de fato. Vamos investigar essa ocorrência”, afirmou ao Campo Grande News o diretor de epidemiologia, Devanildo de Souza.

Segundo ele, a microcefalia pode ser causada por uma série de fatores, como malformações do sistema nervoso central, diminuição do oxigênio para o cérebro fetal e exposição a drogas e álcool. “O zika vírus é o último da fila e até agora só foram confirmados dois casos no Nordeste de associação da microcefalia à doença”, afirmou.

SIGA-NOS NO Google News