Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde alerta sobre riscos da automedicação e destaca campanha de conscientização

Notícias MS - 06 de maio de 2015 - 08:54

Saúde alerta sobre riscos da automedicação e destaca campanha de conscientização

Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), através da diretoria de Vigilância em Saúde de Mato Grosso do Sul alertou nesta terça-feira (5) sobre aumento no índice da automedicação e os seus riscos. Em discurso na tribuna durante sessão na Assembleia Legislativa, a diretora de vigilância em saúde da SES, Angela Cristina Cunha falou sobre a conscientização e cuidados no manuseio e uso de medicamentos.

Para a diretora, é indispensável o incentivo para a ampliação de campanhas que alertem o usuário sobre os perigos e os graves riscos à saúde através da automedicação.

“A promoção do uso adequado de medicamentos é essencial para o usuário. Os índices de automedicação têm aumentado devido ao uso sem instrução. É necessário levarmos em conta que parte da população que utiliza os serviços de farmácia pública não consegue ler a prescrição do medicamento. Trata-se de uma dificuldade que pode gerar sérias consequências à saúde”, destacou Angela.

De acordo com dados do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica da SES, em 2014 foram registrados 378 casos de intoxicação por medicamentos em Mato Grosso do Sul. Dados da Fiocruz apontam que aproximadamente 30% dos casos de intoxicação acontecem por uso indevido de medicamentos, sem orientação médica ou por aumento de dosagem por conta própria.

Fotos: Edemir Rodrigues

SIGA-NOS NO Google News