Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saudade ou saudades

dúvidas.dicionário - 16 de dezembro de 2015 - 10:02

Muita polêmica se tem gerado em torno desta questão, não havendo consenso entre os estudiosos da língua. Segundo os mais tradicionalistas, não é correta a formação do plural de substantivos que exprimem noções abstratas, como saudade, ciúme, tristeza, raiva, preguiça, …, visto não serem noções enumeráveis. Contudo, a tendência atual é o uso do plural, não em todos os substantivos abstratos, mas especialmente nas palavras saudades, ciúmes e lembranças. Segundo uma perspectiva mais atual e flexível da língua, estes substantivos podem ser usados no singular ou no plural, desde que não haja alteração do sentido principal que transmitem. No caso de saudade ou saudades, é sentir a falta de algo ou de alguém, sentindo uma recordação nostálgica.


Exemplos:
Estou morrendo de saudade de você.
Estou morrendo de saudades de você.
Sinto saudade da minha infância.
Sinto saudades da minha infância.


A utilização do plural da palavra saudade poderá ser justificada pela enumeração das várias saudades que podemos sentir: de pessoas, de animais, de objetos, de momentos da vida,…, bem como pela necessidade de intensificar ou atenuar o sentimento, uma vez que dizer saudades soa mais descontraído e usual do que dizer saudade, tendo esta palavra um sentido mais forte e mais pessoal.


O importante é que haja concordância entre a palavra no singular ou no plural e os restantes termos da oração.


Exemplos:
Minha saudade é enorme.
Minhas saudades são enormes.


Existem alguns substantivos abstratos cuja forma no plural não é aceitável, sendo usados apenas no singular, como raiva e preguiça.


Exemplos:
Estou cheia de raiva dele!
Tento tanta preguiça!


Existem outros substantivos cuja forma no singular se encontra em desuso sendo utilizados apenas no plural, como parabéns e pêsames.


Exemplos:
Transmita meus pêsames ao seu pai.
Dê os parabéns à sua avó.


Fique sabendo mais!
Existe outro significado atribuído à palavra saudade quando utilizada apenas no plural, embora seu uso seja muito reduzido, significando lembranças, recordações, cumprimentos, respeitos e saudações da pessoa que sente saudade.


Exemplo:
Transmita minhas saudades à sua irmã.

SIGA-NOS NO Google News