Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/08/2006 16:54

Satélites confirmam mudanças na Terra após tsunami

Dois satélites da Nasa confirmaram as mudanças sofridas pela Terra após o tsunami que matou quase 250 mil pessoas em dezembro de 2004 em doze países banhados pelo oceano Índico, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista "Science".

O movimento sísmico, que teve magnitude de 9,1 pontos na escala Richter, ocorreu como resultado da translação de duas placas continentais sobre uma falha no leito marinho do oceano Índico, segundo o estudo.

O terremoto elevou o fundo marinho vários metros sobre uma superfície de milhares de quilômetros quadrados, segundo o relatório elaborado por cientistas da Escola de Ciências Geológicas da Universidade de Ohio. "Determinamos que o terremoto provocou pelo menos duas mudanças na estrutura geológica da região", explicou Shin-Chan Han, um dos pesquisadores.

Primeiro, o sismo causou um levantamento em massa do fundo marinho da região. Ao mesmo tempo, alterou as medidas prévias correspondentes a essa região registradas pelo satélite de posicionamento global (GPS).

A translação das placas continentais também modificou a densidade das rochas, o que produz uma alteração da gravitação detectável, afirmou Han.

As mudanças foram detectadas pelos satélites Grace (Experimento Climático e de Recuperação da Gravidade), que há quatro anos fazem medições da gravitação terrestre.

Os dois satélites circundam a Terra a 300 e 500 quilômetros de altura e a uma distância entre si de cerca de 220 quilômetros.



Folhaonline

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)