Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Satélites confirmam mudanças na Terra após tsunami

03 de agosto de 2006 - 16:54

Dois satélites da Nasa confirmaram as mudanças sofridas pela Terra após o tsunami que matou quase 250 mil pessoas em dezembro de 2004 em doze países banhados pelo oceano Índico, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista "Science".

O movimento sísmico, que teve magnitude de 9,1 pontos na escala Richter, ocorreu como resultado da translação de duas placas continentais sobre uma falha no leito marinho do oceano Índico, segundo o estudo.

O terremoto elevou o fundo marinho vários metros sobre uma superfície de milhares de quilômetros quadrados, segundo o relatório elaborado por cientistas da Escola de Ciências Geológicas da Universidade de Ohio. "Determinamos que o terremoto provocou pelo menos duas mudanças na estrutura geológica da região", explicou Shin-Chan Han, um dos pesquisadores.

Primeiro, o sismo causou um levantamento em massa do fundo marinho da região. Ao mesmo tempo, alterou as medidas prévias correspondentes a essa região registradas pelo satélite de posicionamento global (GPS).

A translação das placas continentais também modificou a densidade das rochas, o que produz uma alteração da gravitação detectável, afirmou Han.

As mudanças foram detectadas pelos satélites Grace (Experimento Climático e de Recuperação da Gravidade), que há quatro anos fazem medições da gravitação terrestre.

Os dois satélites circundam a Terra a 300 e 500 quilômetros de altura e a uma distância entre si de cerca de 220 quilômetros.



Folhaonline

SIGA-NOS NO Google News