Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/08/2010 09:57

Sarampo volta e vacinação é fundamental

R7

Os cinco casos de sarampo registrados no país em agosto – dois no Rio Grande do Sul e três no Pará – reforçam a importância de os pais manterem atualizada a carteira de vacinação de seus filhos. E não apenas das crianças. Adolescentes, jovens e adultos também precisam se proteger contra doenças que podem infectá-los em qualquer momento da vida.

A possibilidade de que o vírus do sarampo se espalhe pelo país está praticamente descartada. Isso porque as campanhas de vacinação no Brasil, sobretudo das crianças, conseguem atingir quase 100% do público-alvo. Além disso, todos os cinco casos foram importados, ou seja, as pessoas se infectaram a partir de contato com estrangeiros.

Nos casos do Rio Grande do Sul, as duas irmãs de Porto Alegre, de 11 e 12 anos, contraíram o sarampo após uma viagem a Buenos Aires. Já no Pará, um jovem de 19 anos, que não viajou para o exterior, transmitiu a doença para seus dois irmãos gêmeos de 26 anos. Apesar de ter contraído o vírus no Brasil, testes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) provaram que o vírus que afetou os irmãos é comum em países europeus. As autoridades de saúde locais ainda estão investigando o contato inicial que teria dado início aos casos.

Os cinco brasileiros se infectaram porque nenhum deles tinha tomado a vacina. No caso das gaúchas, elas não se protegeram por serem alérgicas a ovo. Já no Pará, os irmãos não tomaram as doses porque, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a mãe deles era adepta do naturalismo e, por isso, não tinha vacinado os filhos.

Segundo o epidemiologista Jair Ferreira, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), apesar de um surto da doença estar descartado por causa do alto índice de vacinação da população, os casos esporádicos podem crescer em pessoas não vacinadas.

- As pessoas têm que seguir o sistema de vacinação que é preconizado pelo sistema de saúde. É preciso reforçar as campanhas porque ninguém pode deixar de ser vacinado.

Sarampo afeta mais as crianças

O sarampo é causado por um vírus que se propaga no ar. É uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa por meio das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar.

De acordo com a infectologista Elisa Maria Beirão, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (São Paulo), o sarampo é mais grave quando afeta crianças com menos de cinco anos e as gestantes, podendo levar até ao aborto.

No entanto, a médica alerta que os jovens e adultos, apesar de não serem tão afetados pela doença, também precisam se proteger pois eles podem transmitir o vírus.

O alerta das autoridades de saúde é principalmente para quem tem filho pequeno e, também, para quem vai viajar para regiões onde a doença ainda não está erradicada, como na África e em alguns países da Europa. Aos primeiros sinais da doença, é preciso buscar imediatamente um serviço de saúde.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)