Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/09/2016 09:37

Sapos, pererecas, cachorro e as histórias de algumas serenatas madrugada afora

Campo Grande News

"Abre a janela ó querida, venha ver o luar cor de prata...". Aprendi com meu pai o sabor das serenatas. Ver uma luz se acender, a janela se abrir e o pessoal da casa receber os músicos no aconchego de uma sala ou uma varanda com um café da hora.

Essa magia sempre me encantou e quando cresci, os amigos me carregavam com a sanfona pra fazer serenata.

Era janeiro em Aquidauana e a temporada de chuva estava no auge. E, numa rua ali perto do rio, isso significava sapo e perereca. Ainda não consigo enfrentá-los. Chegamos de noitão na tal casa e os amigos ficavam do meu lado chutando os sapos, pra eu poder tocar.

Quando, enfim, a janela se abriu... uma pessoa furiosa nos avisou que a homenageada morava nos fundos e lá fomos nós pelo corredor. Quando dei o primeiro acorde, saiu um cachorro que não gosta de música e veio pra cima de nós. O povo saiu correndo me deixando pra trás com sanfona e tudo.

Tive que correr assim mesmo pra salvar a canela. Foi difícil me convencerem a voltar, mas a aniversariante apareceu pra nos socorrer e deu tudo certo.

Quando o São Julião estava abandonado, a música era grande aliada dos hansenianos e a tradição das serenatas permaneceu por um bom tempo, depois da chegada dos voluntários. O aniversário da antiga colônia sempre começava com uma serenata.

Nosso grupo se reunia às 3 da manhã no pavilhão 36 e de lá ia subindo, tocando e cantando, pelos quartos, enfermarias e a clínica, até a portaria, nos primeiros raios do sol.

O 5 de agosto trazia noites frias, com cerração, mas nossas serenatas sempre tiveram calor humano e terminavam com cafezinhos, biscoitos e chocolates, na casa da Irmã Luiza e da Irmã Silvia. Essas foram as serenatas mais bonitas da minha vida.

*Lenilde Ramos é sanfoneira e autora do livro "História sem Nome"

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)