Cassilândia, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

27/09/2018 09:00

São Vicente de Paulo

Paróquia de São Pedro


São Vicente de Paulo nasceu no dia 24 de abril de 1581, em Gascony, França. Cedo passou a tomar conta do rebanho de seus pais que eram pobres e possuíam apenas um pequeno sítio. Como era muito inteligente, um advogado amigo da família resolveu custear seus estudos e, aos oito anos ele foi estudar com os franciscanos. Em 1596, aos 15 anos, foi para Saragoça a fim de preparar-se em Teologia e aos 19 anos foi ordenado sacerdote. Vicente de Paulo era um homem inteligente, simples, prático, realista e muito bem humorado. Numa viagem de Marselha para Narbona, caiu nas mãos de corsários turcos que o venderam como escravo em Tunes. Aproveitou então a situação para fazer das prisões um campo de apostolado, pregando o Evangelho, ajudando e amenizando o sofrimento dos companheiros, mas também denunciando e protestando contra as brutalidades nas prisões e galeras. Ao fim de dois anos foi libertado e voltou para a França. Em Paris juntou-se aos irmãos da Congregação de São João de Deus, passando a direcionar sua vida para o atendimento e cuidado para com os mais pobres. Indicado para conselheiro da Rainha Margarida de Valois, passou a ter acesso aos nobres dos quais recebia significativas quantias, totalmente empregadas por ele, em obras assistenciais e missionárias. Em 1661, após fazer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, ele renunciou à abadia e foi para uma pequena aldeia perto de Paris onde aos poucos foi descobrindo que a vontade de Deus para ele era o apostolado junto aos pobres. Em 1626, com alguns companheiros, deu início à Congregação dos Padres da Missão ou dos padres lazaristas cuja finalidade era o serviço aos camponeses, idosos, crianças doentes, jovens abandonados e desamparados. Dedicou-se também muito à formação do clero e à evangelização dos batizados afastados da Igreja. Além da Congregação dos Lazaristas, ele fundou a Associação das Voluntárias da Caridade e a Congregação Filhas da Caridade, ou Irmãs Vicentinas. São Vicente de Paulo morreu quase octogenário, no dia 27 de setembro de 1660 e foi canonizado em 1737.

O mundo de hoje, rico em injustiça, e conseqüentemente especialista na fabricação de pobres, necessita urgentemente de homens e mulheres que, como São Vicente de Paulo, sejam presença e reflexo da bondade de Deus junto ao próximo, especialmente ao mais necessitado. Só que não basta saber quem é o nosso próximo. Precisamos nos fazer próximo dele. Nem basta saber o que fazer. Precisamos querer fazer.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 19 de Outubro de 2018
09:00
Santo do Dia
04:16
Cassilândia
Quinta, 18 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do Dia
Quarta, 17 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)