Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

Últimas Notícias

23/03/2019 09:00

São Turíbio

Redação

São Turíbio Alfonso de Mongrovejo nasceu em Maiorca, Espanha, no ano 1538 e pertencia à nobre família de Leão. Estudou em centros famosos da época e formou-se em Direito. Ensinava Direito na universidade de Salamanca, quando foi indicado para presidir o Tribunal de Inquisição em Granada. Em 1581, o Papa Gregório XIII nomeou-o arcebispo de Lima, no Peru. Sua diocese era tão grande que ultrapassava as fronteiras do país e alcançava outras cidades da América Latina, como Assunção, Caracas e Bogotá. São Turíbio era um homem paciente, hábil e dono de uma coragem indomável. Defensor enérgico do Direito e da Justiça, colocou-se ao lado dos indígenas explorados e maltratados pelos colonizadores que avidamente buscavam ouro. Ele assumiu como sua a causa dos índios, protegendo-os e protegendo sua cultura. Procurou despertar neles a consciência de sua dignidade de seres humanos e obrigou o clero a instrui-los. Era visto pelos índios e oprimidos como a própria encarnação da bondade e da caridade. Era extremamente organizado. No Peru, que no século XVI era colônia da Espanha, São Turíbio organizou as comunidades de sua imensa diocese, realizou assembléias, construiu escolas e igrejas e fundou em Lima o primeiro seminário da América Espanhola. Suas atitudes desgostaram as autoridades civis que muito o perseguiram. Perto de morrer fez questão de receber o viático em uma capelinha indígena. Morreu numa quinta-feira santa, no dia 23 de março de 1606. Seu último gesto foi dar a roupa que tinha no corpo aos pobres que o serviam. São Turíbio foi canonizado em 1726. É conhecido como o “apóstolo do Peru”.

Para o nosso hoje em que a improvisação e o amadorismo são uma constante em muitas atividades evangelizadoras; em as culturas ainda são desrespeitadas e as minorias discriminadas, São Turíbio, que mudou e marcou profundamente o continente latino americano com a semente do evangelho, nos traz uma mensagem: é essencial que o missionário tenha, como ele, os mesmos sentimentos de amor aos oprimidos, o mesmo respeito às diversas culturas, a mesma certeza da presença da semente do Verbo em todos os corações, inclusive nos daqueles que classificamos de incultos e selvagens. Mas é preciso que os missionários dêem um passo a mais. Se o próprio Deus que, mesmo sendo a Inteligência Suprema, o Criador e Organizador de tudo que existe, criou um plano para redimir e salvar a humanidade, também os missionários, para anunciar o Reino de Deus precisam organizar-se, preparar-se e traçar projetos e metas de ação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Agosto de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Quinta, 22 de Agosto de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)