Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Últimas Notícias

28/11/2018 09:00

São Tiago das Marcas

Redação

São Tiago de Marca nasceu em 1391, na aldeia de Marca de Antona, com o nome de Domingos. Muito inteligente, estudou Direito na Universidade de Perúgia, tendo iniciado sua vida profissional, como professor dos filhos de um rico senhor. Quando este foi para Florença, a fim de ocupar um alto cargo na magistratura, Tiago o acompanhou, como seu auxiliar. Foi neste emprego que Tiago teve oportunidade de entrar em contato com as realidades do mundo e encontrou seu verdadeiro caminho. De início pensou em entrar para a Congregação dos Cartuxos, mas, quando voltava para sua cidade, a fim de resolver alguns problemas familiares, parou em Assis e, aí tomou a decisão de ingressar na Ordem dos Frades franciscanos Menores. Tinha ele então 22 anos de idade. São Tiago de Marca dedicou toda sua vida à pregação de missões populares, chegando a percorrer, em 50 anos, grande parte da Europa. Realizou também algumas missões delicadas que lhe foram confiadas por alguns Papas, mas não aceitou a indicação para bispo de Milão. Viveu uma vida de radical austeridade e deixou numerosos escritos. Grande comunicador, ficava nos lugares apenas o tempo suficiente para cumprir sua missão, ora pregando, ora construindo mosteiros, ora restabelecendo a regra franciscana nos conventos já existentes. Para combater a usura e avareza dos negociantes e mercadores desonestos que roubavam e oprimiam o povo com empréstimos a juros altíssimos, ele fundou, em algumas cidades, uma espécie de banco popular, com juros mínimos. São Tiago de Marca nutria uma verdadeira paixão pelos pobres e oprimidos, mas era severíssimo com os erros morais e éticos. Seguindo os passos de São Bernardino de Sena, seu mestre, e das mãos de quem recebeu o hábito franciscano, foi um grande propagador da devoção ao Santíssimo Nome de Jesus. Morreu no dia 28 de novembro de 1476 e foi canonizado em 1726.

Hoje, nesse nosso mundo que não difere muito do mundo daquele tempo, São Tiago de Marca que soube tão bem conjugar oração e ação, nos lembra que é impossível viver uma fé desligada das realidades da vida. Hoje, como ele o fez, somos convidados a trabalhar em favor de uma sociedade em que prevaleça a igualdade de direitos, a solidariedade e a justiça; a tomar posição firme em favor dos que vivem à mercê da ganância dos ricos e poderosos e a denunciar todo sistema econômico que privilegia o comércio e o lucro em vez do trabalho e do ser humano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 22 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
09:21
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)