Cassilândia, Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Últimas Notícias

24/02/2019 09:00

São Sérgio

Redação

 Há vários santos com o nome de Sérgio. Um deles nasceu no ano 1314, numa nobre família da região de Rostov, na Rússia. A difusão do nome Sérgio na Rússia, nos países eslavos e até no Ocidente, se deve a esse santo que morreu no dia 25 de novembro de 1392, considerado o reformador da vida monástica e pai do monaquismo na Rússia. Mas o São Sérgio que celebramos hoje nasceu em Cesaréia da Capadócia e viveu no tempo dos imperadores Diocleciano e Maximiniano. Ele era um bem sucedido magistrado na administração imperial. Convertido ao cristianismo, batizou-se e passou a freqüentar as assembléias dos cristãos que se reuniam nas catacumbas. Após muita reflexão, decidiu abandonar definitivamente o emprego e assumir a vida monástica, indo para o deserto onde levou uma vida de oração, penitência e sacrifício. Quando a perseguição de Diocleciano atingiu o auge, ele foi para a cidade de Cesaréia, cidade onde os pagãos prestavam culto a seus deuses e onde estavam sendo realizadas as celebrações anuais em honra de Júpiter. Um sacerdote pagão incitou o povo contra os cristãos, dizendo que os deuses estavam zangados e que, para aplacar a ira deles, era preciso que os seguidores de religiões diferentes fossem eliminados. Sérgio saiu do meio da multidão, passou a anunciar o Orientes de Jesus, questionando as palavras do sacerdote, reprovando o culto a Júpiter, enfrentando os pagãos, e dizendo-lhes que o deus deles era impotente e que eles deviam adorar o Deus onipotente dos cristãos. Foi preso pelos soldados, conduzido à presença do governador que imediata e sumariamente o condenou à morte. Ele teve a cabeça cortada no dia 24 de fevereiro. Cristãos recolheram seu corpo e uma piedosa senhora sepultou-o em sua própria casa, sendo mais tarde transportado para a Espanha.

Hoje como no passado, a sociedade continua impondo seus ídolos e, entre estes, e talvez mais cultuados que os deuses dos romanos, estão os ídolos que respondem pelos nomes de Dinheiro, Prazer e Poder. São ídolos mais desumanos e mais cruéis que Júpiter, porque enquanto aquele pedia a cabeça dos que se recusavam a servi-lo, os de nosso tempo pedem nossa dignidade, nos coisificam, metalizam nossas mãos, endurecem nossas juntas e petrificam nossos corações. E pior do que a morte física é a morte do espírito, é perder a dignidade, é viver afastado de Deus, que é a razão de nossa própria vida.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 26 de Maio de 2020
Segunda, 25 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)