Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2019

Últimas Notícias

20/03/2019 09:00

São Serapião de Thmuis

Redação

São Serapião nasceu no baixo Egito em Thmuis, palavra que signfica “cabra”, porque na antigüidade esse animal era adorado nessa cidade. Segundo Santo Atanásio, que foi seu grande amigo, Serapião freqüentou primeiramente a Escola Catequética de Alexandria, depois se fez monge, sob a orientação de Santo Antão, abade que, ao morrer, lhe deixou uma de suas túnicas de pelo. Chamado a ser bispo, a contragosto e apenas por obediência, aceitou o cargo, como bem demonstra a carta que escreveu aos monges naquela ocasião, na qual exaltava as alegrias da vida monacal e louvava a escolha feita por eles. Ele foi bispo de Thmuis de 340 a 356 e, nessa função, empenhou-se com ânimo incomum na defesa da doutrina cristã. Seguindo o exemplo de seu mestre Santo Antão, e ao lado de Santo Atanásio, que era conhecido como o “martelo dos arianos”, combateu com todas as suas forças o arianismo, heresia muito difundida na época, e que negava a natureza divina de Jesus. São Serapião lutou também contra o maniqueísmo, seita segundo a qual o universo é dominado por dois princípios opostos e incompatíveis: Deus, ou o bem absoluto e o Diabo, ou o mal absoluto. Sobre essa seita ele escreveu um livro, erroneamente atribuído a Santo Atanásio, intitulado “Contra os Maniqueus”. Juntamente com mais quatro bispos ele foi pessoalmente ao imperador Constâncio II, a fim de interceder por Atanásio que, por suas posições firmes e intransigentes contra o arianismo, estava sendo alvo de perseguições e ameaçado de exílio. A missão fracassou e Serapião foi deposto da sede episcopal pelos adeptos do arianismo. Morreu pouco tempo depois, no ano 362. O Martirológio Romano fixou sua festa no dia 20 de março.

Hoje, como no passado, o mundo continua sendo um campo de semeadura no qual coexistem o bem e o mal, o joio e o trigo. Humanamente falando jamais o joio se transformará em trigo, assim como jamais o trigo poderá algum dia vir a ser joio. Mas se cientificamente essas transformações são impossíveis, na dinâmica do Reino isso é possível, tanto quanto é possível um cego ver, um paralítico andar, um mudo falar, uma pitada de fermento fazer crescer a massa, a água se transformar em vinho, um Deus se fazer Carne; tanto quanto é possível o sangue de um crucificado, verdadeiramente Deus e Homem, redimir os pecados e salvar a humanidade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 20 de Abril de 2019
09:00
Santo do dia
Sexta, 19 de Abril de 2019
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do dia
Quinta, 18 de Abril de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)