Cassilândia, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

17/09/2018 09:00

São Roberto Belarmino

Paróquia de São Pedro

Roberto Belarmino nasceu na Itália em 1542, numa rica e numerosa família da Toscana. Em 1560, aos 18 anos, ingressou na Companhia de Jesus. Grande teólogo, excelente pregador, foi um verdadeiro professor e, mais que professor, um mestre admirável. Exerceu a função de superior dos jesuítas, arcebispo de Milão e professor da Universidade Gregoriana que na época se chamava Colégio Romano. Teve como aluno o futuro santo São Luís Gonzaga. Em 1599 foi eleito cardeal e arcebispo de Cápua. A cada uma dessas funções, ele se entregou de corpo e alma, mas sem jamais deixar de ser em todos os momentos, uma pessoa extremamente simples. Como superior dos jesuítas, era como um pai e, na prestação de contas do responsável pelas despesas, o que mais o interessava era quanto se havia gasto com os pobres. Nada e nenhum compromisso o afastava da oração. Gostava muito de rezar os salmos, vivia uma vida de profunda intimidade com Deus e tinha um olhar atento para os problemas que afligiam as pessoas. E por isso certamente soube, como poucos, amar Deus nos homens e os homens por causa de Deus. Escritor, deixou muitos livros, entre os quais um catecismo que chegou a ser traduzido em mais de 50 línguas e alcançou 400 edições. Deixou também um livro bem original intitulado “A arte de bem morrer”. Foi um dos homens mais brilhantes de seu tempo, mas também um dos mais combatidos e polêmicos. São Roberto Belarmino amou muito a Igreja. Jamais se comportou como um adulador servil, mas porque via no Papa o Vigário da Igreja de Cristo, os ataques a ele repercutiam dolorosamente em seu coração. Por haver colocado seus vastos conhecimentos em defesa do Papa e em favor da doutrina católica proclamada no Concílio de Trento, foi chamado de ‘O Martelo dos Hereges”. Ele morreu no dia 17 de setembro de 1621. Seu processo de canonização durou três séculos. Em 1930 ele foi declarado bem aventurado, santo e doutor da Igreja.

Hoje São Roberto Belarmino, um homem sempre atento às necessidades que afligiam as pessoas, nos fala sobre a importância do olhar. O Evangelho é rico dos olhares de Jesus. Ele olhou para o jovem rico, para Pedro, para o cego, para a multidão faminta, para a cidade de Jerusalém, e a todos ofereceu a salvação. Ser santo ter a coragem de olhar menos para si e mais para o irmão e para o mundo, é ter sensibilidade para perceber a aflição e a dor em que eles vivem e oferecer-lhes uma resposta de fraternidade, justiça e esperança.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 15 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Quarta, 14 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Terça, 13 de Novembro de 2018
17:57
Cassilândia/Paranaiba/Chapadão
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)