Cassilândia, Sábado, 07 de Dezembro de 2019

Últimas Notícias

13/08/2019 09:00

São Ponciano e Santo Hipólito

Redação

Hoje celebramos dois santos: São Ponciano e Santo Hipólito. Ponciano foi Papa, eleito no ano 230, durante o império do sábio e manso Alexandre Severo cuja tolerância a respeito de religião permitiu que a Igreja se reorganizasse. Mas foi exatamente nessa época que surgiram grandes heresias e aconteceu o grande cisma na Igreja. O pivô do cisma foi Hipólito, um sacerdote culto e austero, muito seguro de si, mas que tinha um amor cego à tradição. Por excesso de zelo e medo que surgissem erros na reorganização da Igreja, ele, visando sobretudo o diácono Calisto, acusou de heresia o próprio Pontífice Zeferino. Quando no ano 217, com a morte de Zeferino, Calisto foi eleito Papa, Hipólito rebelou-se de vez e se manteve no cisma durante todo o pontificado de Urbano I que sucedeu a Calisto, e de São Ponciano que sucedeu ao Papa Urbano. A essa altura, Alexandre Severo já havia sido assassinado e sucedido pelo imperador Maximiano que voltou a perseguir a Igreja. Diante de uma Igreja dividida e fragilizada, Maximiano não hesitou em deportar Ponciano e Hipólito para trabalhos forçados numa mina da Sardenha. São Ponciano, um homem de coração bondoso e sempre inclinado ao perdão, foi o primeiro a ser desterrado. Num gesto de profunda humildade e sabedoria, renunciou ao pontificado, a fim de que a Igreja não ficasse privada de seu pastor. O gesto generoso de Ponciano, exatamente no momento em que a Igreja perseguida e ferida muito precisava da união de seus filhos, comoveu profundamente o coração de Hipólito que reconsiderou e reformulou suas convicções. Hipólito reconheceu a autoridade de Ponciano e convenceu seus partidários a fazerem o mesmo e a voltarem ao seio da Igreja. Ponciano e Hipólito morreram no exílio, este último totalmente reconciliado com a Igreja. Ambos foram honrados como mártires. Seus corpos foram trasladados para Roma e sepultados no dia 13 de agosto: o de Hipólito na Via Tiburtina e o de Ponciano nas Catacumbas de São Calisto.

Para o mundo de hoje, onde a intransigência e a dureza de coração continuam fabricando inimizades e divisões, São Ponciano e Santo Hipólito falam da necessidade de sermos firmes em nossas idéias e valores, mas jamais arrogantes. Manter a mente e o espírito abertos para escutar e acolher o outro, cultivar um coração pronto a receber o perdão que gratuitamente nos é dado por Deus, e por causa e na força desse perdão, perdoar e acolher o irmão, é o grande exemplo que São Ponciano e Santo Hipólito nos oferecem.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 07 de Dezembro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sexta, 06 de Dezembro de 2019
09:00
Santo do Dia
Quinta, 05 de Dezembro de 2019
16:00
Direitos da pessoa com deficiência
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)