Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/10/2008 08:44

São Paulo gradua primeira turma só de professores índios

Vinicius Konchinski /ABr

São Paulo - Oitenta e um professores índios receberam ontem (13), em cerimônia realizada em São Paulo, o diploma de graduação em Pedagogia. De acordo com a Secretaria de Educação, eles compõem a primeira turma só de indígenas já formada por uma escola de ensino superior do país.

Segundo o órgão, todos os formandos já trabalham em escolas instaladas em alguma das 30 tribos existentes no estado, ministrando aulas para alunos até da 4ª série do ensino fundamental. Em uma iniciativa do governo paulista e da Universidade de São Paulo (USP), eles foram selecionados e graduados para que possam, agora, ministrar aulas para estudantes das 5ª à 8ª séries e também do ensino médio.

Exigências do Ministério da Educação (MEC) obrigam que professores de alunos além da 4ª série tenham a chamada licenciatura plena. Já uma lei vigente no estado de São Paulo proíbe que professores não-índios dêem aulas em escolas de aldeias. Por isso, a necessidade de graduar os professores indígenas.

Vivem no estado de São Paulo cinco etnias indígenas: Guarani, Tupi-Guarani, Terena, Kaingan e Kerenak. Cerca de 1.500 índios estudam em escolas instaladas em tribos.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)