Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

São Paulo FC comemora 72 anos; veja parte da história

16 de dezembro de 2007 - 13:43

São Paulo (SP) - O São Paulo assoprou sua 72ª vela de aniversário neste domingo. E, de lá para cá, vem dando alegrias de sobra à sua torcida, com muitos títulos e uma posição cada vez mais consolidada tanto no cenário nacional, como no internacional, sendo o time que mais conquistou títulos no Nacional e o brasileiro com mais troféus na Copa Libertadores.
Na verdade, o 'Mais Querido' começou a ser formado em 1930, quando jogadores vindos do Paulistano se uniram com os da Associação Atlética Palmeiras (que, apesar do nome, não tem ligação com o rival do Tricolor), formando o São Paulo da Floresta. Entretanto, uma crise financeira levou o clube à falência. Mas, em 4 de junho de 35, alguns sócios da antiga instituição fundaram o Clube Atlético São Paulo, que em 16 de dezembro do mesmo ano passaria a ser o São Paulo Futebol Clube.

O Tricolor é o mais novo dos grandes clubes paulistas, porém não fica para trás de Santos, Corinthians e Palmeiras em termos de títulos. Gerações importantes contribuíran para isso, como a de Leônidas da Silva, que venceu o Estadual por cinco vezes e colocou o time como um dos grandes da região. Em 1977, o primeiro título do Brasileirão e, em 1992, o maior orgulho do São Paulo: o primeiro Mundial Interclubes, com Raí e companhia sendo comandados pelo Mestre Telê Santana, que até hoje é lembrado pela nação tricolor.

Entretanto, o clube também passou por momentos complicados, coma no final da década de 50, quando o Morumbi começou a ser construído. Com pouco dinheiro em caixa, o São Paulo viu seus títulos rarearem, mas em compensação ganhou um estádio que lhe trouxe muitas alegrias posteriormente – além de uma verba extra.

Entre outros, o Tricolor paulista já ficou com 20 Campeonatos Paulistas, um Torneio Rio-São Paulo, um Supercampeonato Paulista, uma Copa Conmebol, uma Supercopa Conmebol e duas Recopas Sul-americanas.

Além disso, o time é detentor de três Copas Libertadores da América (92, 93 e 2005), tendo também levantado uma Supercopa da Libertadores, em 1993. Por conta desses títulos, ele teve o direito de disputar três finais no Japão, onde venceu Barcelona, Milan e Liverpool e, mesmo após as declarações do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que colocou o Corinthians como o primeiro campeão mundial, é tido pelos seus torcedores como tricampeão mundial (dois Mundiais Interclubes, em 92 e 93, e um Mundial de Clubes da Fifa, em 2005).

Mas não é só no cenário internacional que o São Paulo vem se destacando. No último dia 2 de dezembro, a equipe encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro, título que conquistou com quatro rodadas de antecedência, tornando-se, segundo a CBF, o maior vencedor da competição. Até o momento, o Tricolor paulista é pentacampeão do Brasileirão.


Por: Gazeta Esportiva. Net

SIGA-NOS NO Google News