Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/12/2010 21:15

São Paulo, comemora 75 anos de muitas histórias e títulos

Lucas Boscariolli e Luiz Almeida, FPF



Há exatos 75 anos, era fundado o São Paulo Futebol Clube, que viria a se tornar um dos principais times do país, além de ser o brasileiro com maior número de títulos internacionais. Desde sua fundação, em 1935, até a atualidade, muitos ídolos foram formados e muitas conquistas alcançadas pelo tricolor do Morumbi.

O clube nasceu na junção dos extintos Associação Atlética das Palmeiras e Clube Atlético Paulistano. Seu primeiro nome foi São Paulo da Floresta, e no dia 16 de dezembro de 1935, se tornaria São Paulo Futebol Clube. Suas cores vêm de seus antigos times. O vermelho do Paulistano, o preto da Palmeiras e o branco comum a ambos.

Sua primeira partida oficial foi frente à Portuguesa Santista, com vitória por 3 a 2, realizada no dia 25 de janeiro de 1936. A primeira partida de futebol profissional no Brasil também terminaria com glória do tricolor, 5 a 1 sobre o Santos, em 1933, ainda como São Paulo da Floresta.

Ídolos

Serginho Chulapa, muitos anos mais tarde, se tornaria o maior artilheiro da história são-paulina, marcando 242 tentos com a camisa do tricolor paulista.

Outro ídolo no clube e da torcida é o goleiro Rogério Ceni. Capitão do trimundial em 2005, o eterno camisa 1 atuou 943 vezes pelo São Paulo, marcando 93 gols. Com esses números, se tornou o jogador que mais vezes entrou em campo pelo cluebe e o maior goleiro artilheiro da história do futebol.

“O Rogério teve uma ótima percepção como goleiro e foi crescendo com isso. Com certeza ele está entre os melhores atletas do mundo e é o melhor do Brasil”, disse o ex-goleiro Zetti.

Dentre tantos técnicos que passaram pelo Morumbi, um deles se tornou mestre. Trata-se de Telê Santana. Com duas passagens pelo São Paulo, o treinador ganhou 22 títulos. Os mais importantes foram o bicampeonatos da Libertadores e o bimundial em 1992/93.

Títulos

Ao longo de seus 75 anos, o São Paulo possui uma galeria de troféus invejável a qualquer clube brasileiro. Foram 20 títulos do Campeonato Paulista, seis Campeonatos Brasileiros, três Libertadores e três Mundiais, além de duas Recopas Sul-Americanas.

De longe, os mais importantes e sempre lembrados pela torcida do tricolor, são os três Campeonatos Mundiais. Em 1992, venceu o Barcelona (ESP) por 2 a 1 de virada com dois gols do craque Raí. No ano seguinte veio o bi, em um jogo eletrizante, o São Paulo venceu o Milan (ITA) por 3 a 2, com gols de Palhinha, Cerezo e Muller.

Em 2005, mais uma vez o São Paulo conquistou o mundo. Depois de vencer o Al-Ittihad (SAU) por 3 a 2, o tricolor foi à final. Em um jogo inesquecível, com gol de Mineiro, e Rogério Ceni inspirado, o time paulista venceu o Liverpool (ING) por 1 a 0, se tornando o único time brasileiro trimundial.

Amoroso, um dos principais jogadores na campanha do tri, fala sobre a emoção daquela partida. “Entramos em campo nos dois jogos com um espírito de vitória, de amizade, unidos com um objetivo em comum, que era buscar o título que toda a torcida do São Paulo tanto queria: o tricampeonato mundial”, disse o jogador, que também parabenizou o tricolor.

“Quero parabenizar o São Paulo e desejo que continue sendo grande, brigando por títulos, por toda sua história e tradição. É o único brasileiro tricampeão da Libertadores e do Mundial. Que continue assim”, finalizou o ex-atacante.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)