Cassilândia, Domingo, 24 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

16/12/2010 21:15

São Paulo, comemora 75 anos de muitas histórias e títulos

Lucas Boscariolli e Luiz Almeida, FPF



Há exatos 75 anos, era fundado o São Paulo Futebol Clube, que viria a se tornar um dos principais times do país, além de ser o brasileiro com maior número de títulos internacionais. Desde sua fundação, em 1935, até a atualidade, muitos ídolos foram formados e muitas conquistas alcançadas pelo tricolor do Morumbi.

O clube nasceu na junção dos extintos Associação Atlética das Palmeiras e Clube Atlético Paulistano. Seu primeiro nome foi São Paulo da Floresta, e no dia 16 de dezembro de 1935, se tornaria São Paulo Futebol Clube. Suas cores vêm de seus antigos times. O vermelho do Paulistano, o preto da Palmeiras e o branco comum a ambos.

Sua primeira partida oficial foi frente à Portuguesa Santista, com vitória por 3 a 2, realizada no dia 25 de janeiro de 1936. A primeira partida de futebol profissional no Brasil também terminaria com glória do tricolor, 5 a 1 sobre o Santos, em 1933, ainda como São Paulo da Floresta.

Ídolos

Serginho Chulapa, muitos anos mais tarde, se tornaria o maior artilheiro da história são-paulina, marcando 242 tentos com a camisa do tricolor paulista.

Outro ídolo no clube e da torcida é o goleiro Rogério Ceni. Capitão do trimundial em 2005, o eterno camisa 1 atuou 943 vezes pelo São Paulo, marcando 93 gols. Com esses números, se tornou o jogador que mais vezes entrou em campo pelo cluebe e o maior goleiro artilheiro da história do futebol.

“O Rogério teve uma ótima percepção como goleiro e foi crescendo com isso. Com certeza ele está entre os melhores atletas do mundo e é o melhor do Brasil”, disse o ex-goleiro Zetti.

Dentre tantos técnicos que passaram pelo Morumbi, um deles se tornou mestre. Trata-se de Telê Santana. Com duas passagens pelo São Paulo, o treinador ganhou 22 títulos. Os mais importantes foram o bicampeonatos da Libertadores e o bimundial em 1992/93.

Títulos

Ao longo de seus 75 anos, o São Paulo possui uma galeria de troféus invejável a qualquer clube brasileiro. Foram 20 títulos do Campeonato Paulista, seis Campeonatos Brasileiros, três Libertadores e três Mundiais, além de duas Recopas Sul-Americanas.

De longe, os mais importantes e sempre lembrados pela torcida do tricolor, são os três Campeonatos Mundiais. Em 1992, venceu o Barcelona (ESP) por 2 a 1 de virada com dois gols do craque Raí. No ano seguinte veio o bi, em um jogo eletrizante, o São Paulo venceu o Milan (ITA) por 3 a 2, com gols de Palhinha, Cerezo e Muller.

Em 2005, mais uma vez o São Paulo conquistou o mundo. Depois de vencer o Al-Ittihad (SAU) por 3 a 2, o tricolor foi à final. Em um jogo inesquecível, com gol de Mineiro, e Rogério Ceni inspirado, o time paulista venceu o Liverpool (ING) por 1 a 0, se tornando o único time brasileiro trimundial.

Amoroso, um dos principais jogadores na campanha do tri, fala sobre a emoção daquela partida. “Entramos em campo nos dois jogos com um espírito de vitória, de amizade, unidos com um objetivo em comum, que era buscar o título que toda a torcida do São Paulo tanto queria: o tricampeonato mundial”, disse o jogador, que também parabenizou o tricolor.

“Quero parabenizar o São Paulo e desejo que continue sendo grande, brigando por títulos, por toda sua história e tradição. É o único brasileiro tricampeão da Libertadores e do Mundial. Que continue assim”, finalizou o ex-atacante.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 24 de Setembro de 2017
18:01
Município suspende aulas
11:00
Mundo fitness
10:00
Receita do dia
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)