Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/05/2009 08:03

São Paulo comemora 16 anos do bicampeonato

SPFC

Prestes a enfrentar o Cruzeiro (MG), pelas quartas-de-final da Copa Libertadores, o São Paulo comemora o aniversário de uma das mais importantes glórias da historia clube. Há 16 anos, no dia 26 de maio de 1993, sob o comando do técnico Telê Santana, o São Paulo conquistava o seu segundo título da Copa Libertadores da América. Jogando contra o Universidad Católica, do Chile, em pleno estádio Nacional de Santiago, a equipe do capitão Raí perdeu por 2 a 0, mas com a goleada por 5 a 1, obtida na primeira partida da final, no estádio do Morumbi, levantou pela segunda vez o mais cobiçado troféu sul-americano.



Alguns craques como Zetti, Cafú, Raí, Toninho Cerezo, Palhinha e Muller faziam parte do time do mestre Telê Santana, que comandou a equipe em oitos jogos na vitoriosa campanha da Copa Libertadores daquele ano.



A trajetória do São Paulo na segunda conquista começou nas oitavas-de-final – o regulamento permitia que o atual campeão começasse a disputa a partir dessa fase – contra o seu adversário na final de 1992: o Newell´s Old Boys, da Argentina. A derrota em Rosário por 2 a 0 e a goleada em São Paulo por 4 a 0, no Morumbi, classificaram a equipe.



Nas quartas-de-final, o adversário foi o Flamengo (RJ). Com um empate por 1 a 1, no Maracanã, e uma vitória por 2 a 0 no Morumbi, o time chegou às semifinais e bateu o Cerro Porteño, do Paraguai, no Morumbi, pelo placar mínimo e segurou um 0 a 0 no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção.



O primeiro jogo decisivo diante do time chileno foi uma apresentação de gala para os mais de 90 mil torcedores que compareceram ao Morumbi naquela fria noite de quarta-feira. Um lance ocorrido na segunda etapa marcou para sempre a carreira de um dos maiores ídolos do São Paulo. Nos minutos finais do jogo, uma sequencia de quatro defesas escreveu o nome de Zetti na história do São Paulo Futebol Clube.



Para o ex-goleiro e hoje técnico do Paraná Clube, a primeira partida, e consequentemente o título, foram muito importantes em sua vida. “A vitória por 5 a 1 foi fantástica. Jogávamos por música e ouço de muitas pessoas que aquela foi a melhor apresentação de um time do São Paulo desde 1935 (ano da fundação do clube). O que mais me emociona é saber que a convivência e os títulos conquistados com aquela equipe nunca será apagado, isso ninguém tira. Me orgulho muito disso”, se emocionou Zetti.



A partida que consagrou, em definitivo, o São Paulo na América do Sul, aconteceu depois de uma semana da goleada em São Paulo, e começou assustadora. Com apenas 15 minutos de jogo, o time já perdia por 2 a 0, e para os torcedores o susto foi inevitável. Mas o time de Telê Santana soube segurar o resultado e trouxe pela segunda vez a Copa Libertadores para o Morumbi.



Ficha Técnica



Universidad Católica (Chile): Wirth, Romero, Vazquez, Contreras (Cardozo) e Tupper (Reinoso); Parraguez, Leppe, Lunari e Perez; Almara e Barrera.

Técnico: Ignácio Prieto.



São Paulo: Zetti, Vítor (Toninho Cerezo), Válber, Gilmar e Marcos Adriano; Pintado, Dinho, Raí e Palhinha; Cafu e Müller.

Técnico: Telê Santana.



Gols: Lunari 9’ e Almeida 15’ do 1º tempo;

Arbitragem: Juan Escobar (Paraguai).

Local: Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.

Data: 26 de maio de 1993; Público: 45 mil pagantes.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)