Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

São Paulo comemora 16 anos do bicampeonato

SPFC - 27 de maio de 2009 - 08:03

Prestes a enfrentar o Cruzeiro (MG), pelas quartas-de-final da Copa Libertadores, o São Paulo comemora o aniversário de uma das mais importantes glórias da historia clube. Há 16 anos, no dia 26 de maio de 1993, sob o comando do técnico Telê Santana, o São Paulo conquistava o seu segundo título da Copa Libertadores da América. Jogando contra o Universidad Católica, do Chile, em pleno estádio Nacional de Santiago, a equipe do capitão Raí perdeu por 2 a 0, mas com a goleada por 5 a 1, obtida na primeira partida da final, no estádio do Morumbi, levantou pela segunda vez o mais cobiçado troféu sul-americano.



Alguns craques como Zetti, Cafú, Raí, Toninho Cerezo, Palhinha e Muller faziam parte do time do mestre Telê Santana, que comandou a equipe em oitos jogos na vitoriosa campanha da Copa Libertadores daquele ano.



A trajetória do São Paulo na segunda conquista começou nas oitavas-de-final – o regulamento permitia que o atual campeão começasse a disputa a partir dessa fase – contra o seu adversário na final de 1992: o Newell´s Old Boys, da Argentina. A derrota em Rosário por 2 a 0 e a goleada em São Paulo por 4 a 0, no Morumbi, classificaram a equipe.



Nas quartas-de-final, o adversário foi o Flamengo (RJ). Com um empate por 1 a 1, no Maracanã, e uma vitória por 2 a 0 no Morumbi, o time chegou às semifinais e bateu o Cerro Porteño, do Paraguai, no Morumbi, pelo placar mínimo e segurou um 0 a 0 no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção.



O primeiro jogo decisivo diante do time chileno foi uma apresentação de gala para os mais de 90 mil torcedores que compareceram ao Morumbi naquela fria noite de quarta-feira. Um lance ocorrido na segunda etapa marcou para sempre a carreira de um dos maiores ídolos do São Paulo. Nos minutos finais do jogo, uma sequencia de quatro defesas escreveu o nome de Zetti na história do São Paulo Futebol Clube.



Para o ex-goleiro e hoje técnico do Paraná Clube, a primeira partida, e consequentemente o título, foram muito importantes em sua vida. “A vitória por 5 a 1 foi fantástica. Jogávamos por música e ouço de muitas pessoas que aquela foi a melhor apresentação de um time do São Paulo desde 1935 (ano da fundação do clube). O que mais me emociona é saber que a convivência e os títulos conquistados com aquela equipe nunca será apagado, isso ninguém tira. Me orgulho muito disso”, se emocionou Zetti.



A partida que consagrou, em definitivo, o São Paulo na América do Sul, aconteceu depois de uma semana da goleada em São Paulo, e começou assustadora. Com apenas 15 minutos de jogo, o time já perdia por 2 a 0, e para os torcedores o susto foi inevitável. Mas o time de Telê Santana soube segurar o resultado e trouxe pela segunda vez a Copa Libertadores para o Morumbi.



Ficha Técnica



Universidad Católica (Chile): Wirth, Romero, Vazquez, Contreras (Cardozo) e Tupper (Reinoso); Parraguez, Leppe, Lunari e Perez; Almara e Barrera.

Técnico: Ignácio Prieto.



São Paulo: Zetti, Vítor (Toninho Cerezo), Válber, Gilmar e Marcos Adriano; Pintado, Dinho, Raí e Palhinha; Cafu e Müller.

Técnico: Telê Santana.



Gols: Lunari 9’ e Almeida 15’ do 1º tempo;

Arbitragem: Juan Escobar (Paraguai).

Local: Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.

Data: 26 de maio de 1993; Público: 45 mil pagantes.


SIGA-NOS NO Google News