Cassilândia, Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

06/12/2018 09:00

São Nicolau

Redação

São Nicolau que os comerciantes ávidos de lucro retratam nas vestes de Papai Noel, um velho corado, gordo, sorridente, de barbas brancas, tendo às costas um saco carregado de presentes, nasceu em Pátara, no século IV. Foi monge, abade e bispo de Mira, na Turquia. Foi presença atuante no Concílio de Nicéia, quando defendeu veementemente a divindade de Jesus de Nazaré, contestando a heresia ariana que negava a natureza divina de Jesus. Sua devoção começou a ser difundida em 1807, quando, para salvar suas relíquias dos invasores turcos, 62 soldados de Bari as roubaram da cidade de Mira e as levaram para Bari, colocando-as na Catedral, em meio a honras e festas populares. Muitas histórias são contadas sobre São Nicolau, e apesar de serem muitos os dados a seu respeito, é difícil separar os fatos verdadeiros das lendas que cercam sua vida. Uma das mais conhecidas é a do pai que não tendo como sustentar as três filhas, nem dinheiro para o dote que lhes conseguiria um bom casamento, resolveu mandá-las para uma casa de má fama. Sabendo disso, e para evitar que tal fato acontecesse, um dia, numa noite de Natal, escondendo-se para não ser visto, São Nicolau deixou na porta da casa três bolsas cheias de moedas de ouro. Com esses dotes as irmãs arranjaram um bom casamento. Contam também que, durante uma grande tempestade no mar, alguns marinheiros o invocaram e na mesma hora o furacão se acalmou. Uma terceira lenda diz que certa vez, num período de enorme fome e carestia, um navio que transportava trigo atracou no porto, e ele conseguiu com a tripulação, uma parte do cereal para alimentar o povo. Entretanto, quando os encarregados de controlar a mercadoria foram verificar a carga, nada faltava. São Nicolau exerceu sua missão de bispo com zelo, distinguindo-se pela generosa caridade, principalmente para com os mais necessitados. Segundo alguns, ele foi superior de um grande convento, mas por causa de sua fé em Jesus Cristo foi perseguido e preso. Morreu no ano 324, como arcebispo de Mira, na Turquia.

Hoje como no passado, fatos reais são muitas vezes enriquecidos por histórias que o povo, na sua bondade e até na sua ingenuidade, cria. No entanto a mensagem que São Nicolau traz para nós hoje nada tem a ver com as lendas que cercam sua vida, pois se trata de uma verdade inquestionável: o melhor presente, o único tesouro que vale a pena ser procurado, é Jesus Cristo, o grande presente que Deus deu à humanidade.

VIANNA, Zélia (2005). Santidade Ontem e Hoje. Salvador: Paróquia de São Pedro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 12 de Dezembro de 2018
Terça, 11 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Segunda, 10 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 09 de Dezembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)