Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Últimas Notícias

25/04/2019 09:00

São Marcos

Redação

São Marcos, o autor do segundo Evangelho, é hebreu de origem. Nasceu de família abastada, provavelmente fora da Palestina. Ele é citado dez vezes nos livros do Novo Testamento, ora com o nome hebraico de João, ora com o nome romano de Marcos, ora ainda com o nome de João Marcos. Mas a opinião quase unânime é que se trata de uma só pessoa, ou seja, de Marcos, primo de Barnabé e filho de uma mulher chamada Maria, em casa de quem os primeiros cristãos se reuniam em Jerusalém, e onde Pedro se refugiou após a misteriosa libertação da prisão. São Pedro o chama de “meu filho” e fez algumas viagens com ele a Roma, e foi nessa cidade, ao que tudo indica, que Marcos escreveu seu Evangelho. Marcos não fez parte do grupo dos Doze, mas ficou conhecido entre os primeiros cristãos como o intérprete de Pedro, porque escreveu tudo aquilo que ouviu dele. Além da familiaridade com Pedro, Marcos teve uma larga convivência com Paulo, com quem se encontrou pela primeira vez na ocasião em que Paulo e Barnabé foram a Jerusalém, levando a generosa coleta oferecida pela comunidade de Antioquia. São Marcos participou da primeira viagem missionária de Paulo, mas não permaneceu até o fim. Segundo o Livro dos Atos, depois da evangelização de Chipre, quando Paulo viajou para a Ásia Menor, a fim de pregar às populações pagãs do Tauro, Marcos se separou de Paulo e Barnabé e voltou para Jerusalém. Mais tarde, quando Paulo ficou prisioneiro em Roma, ele voltou a ficar ao seu lado. É São Paulo quem dá a última informação sobre ele, na carta que escreve a Timóteo: “Traga Marcos com você. Posso precisar de seus serviços”. Marcos morreu provavelmente no dia 25 de abril do ano 68, segundo alguns, de morte natural. Segundo outros, no dia 24 de abril ele foi arrastado pelas ruas de Alexandria, amarrado com cordas ao pescoço e jogado no cárcere, sendo submetido ao mesmo castigo no dia seguinte, até morrer.

Quando Marcos escreveu seu Evangelho tinha, como objetivo, dar uma resposta clara e concreta à pergunta que as comunidades de seu tempo faziam: “Quem é Jesus?” Passados mais de 20 séculos a pergunta continua: Quem é Jesus para nós? Um sábio? Um filósofo? Uma energia? Um grande profeta? Responderemos certo se dissermos que ele é o Cristo, o filho do Deus Vivo, que por nos amar com um amor que supera todo nosso entendimento, veio armar sua tenda entre nós e assumir nossa humanidade para que pudéssemos partilhar da sua divindade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 22 de Maio de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)