Cassilândia, Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019

Últimas Notícias

10/11/2019 09:00

São Leão Magno

Redação

São Leão I, Papa e Doutor da Igreja, nasceu em Toscana, Itália, no fim do século IV. Era diácono da Igreja no tempo do Papa Celestino I e foi eleito papa, em 440, quando se encontrava na França, realizando uma importante missão política. Governou a Igreja de 440 a 461 e, nesse tempo, praticamente o mundo inteiro se relacionou com ele. Considerado um dos maiores pontífices da Igreja dos primeiros séculos, assumiu o pontificado num período de enormes dificuldades, tanto políticas como religiosas, com a fé católica ameaçada pelas heresias que proliferavam no Oriente. De espírito compreensivo e larga visão, São Leão Magno não se prendia a detalhes que considerava pequenos, mas procurava a todo custo preservar a integridade da fé e a unidade da Igreja. Lutou contra o monofisismo, heresia que afirmava que em Cristo havia apenas uma natureza: a divina misturada com a humana. Em 451, durante o Concílio de Calcedônia, que foi convocado pelo imperador do Oriente, sua carta sobre as duas naturezas de Cristo – a humana e a divina – foi aplaudida pelos bispos que disseram: “Pedro falou pela boca de Leão”. São Leão Magno tinha os talentos de um homem de estado. Dono de um coração nobre e magnânimo e de uma enorme coragem, tomou posições claras e firmes contra os abusos de poder e ambição dos governantes de seu tempo. Para salvar Roma da pilhagem dos bárbaros, não se intimidou nem ante Genserico, nem ante Átila, o rei dos hunos, e salvou a cidade de Roma de uma destruição que parecia inevitável. São Leão Magno deixou 96 sermões escritos, 173 cartas sobre questões doutrinárias e litúrgicas e numerosas homilias que chegaram até nós. Essas obras, escritas em linguagem acessível, mostram um pastor paternalmente dedicado ao bem espiritual do seu rebanho. Foi o primeiro Papa a receber o apelido de Magno, isto é, Grande.

Hoje Leão Magno, que não se omitiu diante da ameaça que pesava sobre os romanos, mas ultrapassou as paredes da sacristia para deter a ambição dos bárbaros e livrar Roma da destruição, nos convida a ligar a nossa fé com todas as dimensões da vida. Hoje somos convidados por ele a avançar para águas mais profundas para combater os dragões da ganância, da corrupção e da impunidade que machucam e destroem os mais fracos, a marcar posição firme contra os que oprimem o povo, a posicionar-nos contra os governantes e políticos, que não estão comprometidos com o direito e a justiça.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 13 de Dezembro de 2019
Quinta, 12 de Dezembro de 2019
Quarta, 11 de Dezembro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Terça, 10 de Dezembro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)