Cassilândia, Sábado, 15 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

10/11/2018 09:00

São Leão Magno

Redação

São Leão I, Papa e Doutor da Igreja, nasceu em Toscana, Itália, no fim do século IV. Era diácono da Igreja no tempo do Papa Celestino I e foi eleito papa, em 440, quando se encontrava na França, realizando uma importante missão política. Governou a Igreja de 440 a 461 e, nesse tempo, praticamente o mundo inteiro se relacionou com ele. Considerado um dos maiores pontífices da Igreja dos primeiros séculos, assumiu o pontificado num período de enormes dificuldades, tanto políticas como religiosas, com a fé católica ameaçada pelas heresias que proliferavam no Oriente. De espírito compreensivo e larga visão, São Leão Magno não se prendia a detalhes que considerava pequenos, mas procurava a todo custo preservar a integridade da fé e a unidade da Igreja. Lutou contra o monofisismo, heresia que afirmava que em Cristo havia apenas uma natureza: a divina misturada com a humana. Em 451, durante o Concílio de Calcedônia, que foi convocado pelo imperador do Oriente, sua carta sobre as duas naturezas de Cristo – a humana e a divina – foi aplaudida pelos bispos que disseram: “Pedro falou pela boca de Leão”. São Leão Magno tinha os talentos de um homem de estado. Dono de um coração nobre e magnânimo e de uma enorme coragem, tomou posições claras e firmes contra os abusos de poder e ambição dos governantes de seu tempo. Para salvar Roma da pilhagem dos bárbaros, não se intimidou nem ante Genserico, nem ante Átila, o rei dos hunos, e salvou a cidade de Roma de uma destruição que parecia inevitável. São Leão Magno deixou 96 sermões escritos, 173 cartas sobre questões doutrinárias e litúrgicas e numerosas homilias que chegaram até nós. Essas obras, escritas em linguagem acessível, mostram um pastor paternalmente dedicado ao bem espiritual do seu rebanho. Foi o primeiro Papa a receber o apelido de Magno, isto é, Grande.

Hoje Leão Magno, que não se omitiu diante da ameaça que pesava sobre os romanos, mas ultrapassou as paredes da sacristia para deter a ambição dos bárbaros e livrar Roma da destruição, nos convida a ligar a nossa fé com todas as dimensões da vida. Hoje somos convidados por ele a avançar para águas mais profundas para combater os dragões da ganância, da corrupção e da impunidade que machucam e destroem os mais fracos, a marcar posição firme contra os que oprimem o povo, a posicionar-nos contra os governantes e políticos, que não estão comprometidos com o direito e a justiça.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 15 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 14 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
06:57
Cassilândia
Quinta, 13 de Dezembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)