Cassilândia, Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

18/09/2018 09:00

São José de Cupertino

Paróquia de São Pedro

São José de Cupertino nasceu na Itália, em 1063. Paupérrimo de origem, viveu os primeiros anos de sua vida num estábulo, porque o pai, endividado, foi obrigado a vender tudo o que possuía. Aos 17 anos quis ser frade, mas os frades menores não o aceitaram por achá-lo muito ignorante. Os capuchinhos o acolheram como irmão leigo, mas não demoraram a despedi-lo. Foi então que os frades menores de Grotella lhe abriram as portas do convento, confiando-lhe os serviços mais humildes, como tomar conta de uma mula. De fato, era grande a confusão mental de São José de Cupertino, e ele tinha tanta consciência disso que se auto definia como “irmão burro”. Entretanto em eu pesem todas essas dificuldades, continuava alimentando o desejo de ser padre. Como ao submeter-se aos exames foi sorteada a única coisa que sabia que era comentar o Evangelho, ele se saiu maravilhosamente bem. A partir daí começaram a surgir em sua vida sinais de predileção divina e fenômenos que apontavam para uma grande santidade interior. Freqüentemente entrava em êxtase, provocando às vezes situações desconcertantes. Apesar de não ter estudado teologia, tinha o dom da ciência infusa e, quando consultado por teólogos renomados a respeito de doutrina, dava respostas claras e sábias. Mas sofreu muito por causa da severidade e até hostilidade de alguns superiores. A fama de seus prodígios espalhou-se e muita gente vinha dos mais distantes lugares para vê-lo. Por causa disso ele era continuamente mudado de convento. Esse frade simples, e talvez o mais ignorante da Ordem Franciscana, chegou a ir a Roma onde foi recebido em audiência pelo Papa. São José de Cupertino morreu aos 63 anos de idade e foi canonizado em 1767. E o frade burro que tinha sérias dificuldades de aprendizagem passou a ser invocado pelos estudantes como padroeiro dos que se submetiam aos exames escolares.

Para o mundo de hoje que supervaloriza a inteligência e os diplomas, mas abomina a ignorância e rejeita as pessoas simples, São José de Cupertino, uma pessoa sem estudo e limitada intelectualmente, mas capaz de conhecer Deus a partir de uma experiência íntima e pessoal com ele, nos lembra que a voz do povo simples não pode ser desprezada nem sufocada, porque é muitas vezes das pessoas sem maiores estudos, consideradas até caipiras pelos que se julgam depositários de todo poder e sabedoria existentes na terra, que partem as opiniões mais lúcidas e mais sábias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 15 de Outubro de 2018
Domingo, 14 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 13 de Outubro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 12 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)