Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020

Últimas Notícias

25/08/2019 09:00

São José Calazans

Redação

São José Calazans foi um dos grandes educadores da juventude no século XVII. Ele nasceu na Espanha em 1556, numa rica família e recebeu cuidadosa educação. Estudou Direito Civil e Canônico e em 1583, aos 27 anos de idade, foi ordenado sacerdote. Trabalhou durante algum tempo em sua terra natal e depois foi para Roma onde se entregou de corpo e alma à educação de crianças pobres. Vendo com muito sofrimento a ignorância do povo, fundou por volta do ano 1597 uma escola, e foi essa escola que deu origem à Congregação dos Clérigos Regulares das Pias Escolas cujos membros, além dos votos de pobreza, obediência e castidade, faziam o voto de assumir a educação da juventude. José Calazans foi nomeado o superior geral da nova Congregação, que logo se expandiu, alcançando a Itália, Boêmia, Alemanha e Polônia. Tamanho êxito, contudo, terminou por despertar ciúmes, mal entendidos e incompreensões, inclusive por parte dos próprios irmãos de Ordem. Ele foi alvo de muitas perseguições e calúnias, e sofreu provações e humilhações. Apesar das muitas preocupações, que nada tinham a ver com o cargo que ocupava, mas com um possível cisma na Congregação, ele manteve em todos os momentos, mesmo nos mais difíceis, a calma e a serenidade, e sobretudo uma enorme confiança em Deus. Morreu no dia 25 de agosto de 1648, para muitos, como um fracassado. Mas o povo julgou diferente sua vida e sua obra, e seu corpo permaneceu exposto durante três dias, para que todos pudessem despedir-se dele. Sua obra, mais tarde, como que surgiu das cinzas e, em 1556, oito anos após sua morte, o Papa Alexandre VI aprovou definitivamente o Instituto José Calazans. Chamado por alguns de “Pai da Juventude”, e por outros de “Jó do Novo Testamento”, José Calazans foi canonizado em 1757 e tempos depois foi declarado Patrono das Escolas Cristãs.

Como Jesus, a quem ele entregou sua vida, São José de Calazans não esteve livre de dores e sofrimentos. Hoje São José de Calazans, cuja vida e obra não foram reconhecidas por todos os seus contemporâneos, mas permaneceram vivas, principalmente na memória do povo simples e carente, nos lembra que mesmo correndo o risco de não terem seus nomes lembrados, a instrução e a educação do povo devem ser assumidas pelos cristãos como compromissos genuinamente evangélicos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Janeiro de 2020
Domingo, 26 de Janeiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Sábado, 25 de Janeiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Sexta, 24 de Janeiro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)